Por Pollyana Batista em 12/12/2016

Definitivamente estamos na época em que os alimentos saudáveis estão na moda. A vantagem disso tudo é que os especialistas não param de experimentar combinações que agradam não só ao nosso organismo, mas também aos nossos paladares. E pensando nas festas de final ano disponibilizamos para você a receita de uma sobremesa muito popular, só que feita de uma forma diferente. Ficou curioso (a)?

É o brigadeiro. Dá para imaginar conseguir fazer o docinho sem adicionar o leite condensado e ainda mantê-lo saboroso? É o que promete a consultora em culinária saudável, Juliana Carreiro. Segundo a especialista, a sobremesa fica uma delícia. Que tal incluí-la à mesa durante as festas de dezembro?

O ingrediente secreto do prato é inhame. Ele é um tubérculo que fica escondido de baixo da terra. Suas propriedades reforçam o sistema imunológico e melhoram a circulação sanguínea. O alimento tem um fito-hormônio chamado diosgenina que ajuda a amenizar os sintomas da menopausa nas mulheres, além de diminuir o colesterol ruim.

Zero Lactose: arrase na ceia de natal com o brigadeiro saudável

Foto: depositphotos

Outra substância presente no inhame é que ele tem fitoestrógenos que auxiliam na produção de folículos produzidos pelos ovários, o que é ótimo para mulheres que estão tentando engravidar. Já pensou? Por essas e outras que o Brigadeiro de Inhame deve entrar agora no seu cardápio. Descubra como fazer.

Brigadeiro de Inhame

Ingredientes

– 3 colheres (de sobremesa) de chocolate em pó (50%);
– 1 colheres (de sobremesa) de adoçante culinário;
– 1 colheres (de sobremesa) de mel;
– 1 colher (de sobremesa) de manteiga ou azeite;
– 4 inhames;
– 2 xícaras de café de água.

Modo de preparo

Coloque os inhames para cozinhar conforme seu costume. Depois de cozidos, amasse-os até formar uma espécie de purê. Em seguida, coloque a manteiga para derreter no fogo em uma panela a parte e adicione o cacau em pó 50% e o mel, mexendo sempre. Para evitar que a mistura fique cheia de bolinhas, dissolva o adoçante culinário com um pouco de água.

Junte os inhames à mistura e acrescente o restante da água até dá o ponto de brigadeiro. Para finalizar, faça as tradicionais bolinhas do brigadeiro e passe os mesmos no granulado ou cacau.

A sobremesa pode ficar em temperatura ambiente desde que o ambiente não esteja muito quente ou próximo à umidade. A iguaria é indicada para pessoas que têm intolerância à lactose, mas não é indicada para pessoas com diabetes. Se for guardar para ser consumida no outro dia, você pode guardar por um dia na geladeira.

Veja mais!