Por Nayla Georgia em 30/05/2014

Seja por desidratação, queimaduras do sol ou mesmo o clima seco e tempo frio desse Inverno, nossos lábios sempre tendem a ficar ressecados de vez em quando. É então que recorremos aos cosméticos que prometem hidratar – lip balms, batons hidratantes e glosses – os lábios, mas essa pode não ser uma opção muito eficaz. Nem sempre os cosméticos que apenas hidratam na maquiagem servem como solução total para o ressecamento, apenas temporária. E ai, como proceder?

Soluções naturais para hidratar os lábios

Soluções naturais para hidratar os lábios

Foto: Reprodução

Manteiga de cacau

Leve no bolso e na bolsa! A manteiga de cacau é um dos hidratantes labiais mais baratos e mais fáceis de encontrar na farmácia. Sua fórmula possui a gordura do cacau, que hidrata e cicatriza as feridinhas causadas pelo ressecamento no lábio. É um “must have” na bolsa sempre que viajar para locais secos ou quando o friozinho der as caras.

Bepantol e hipoglós

Ambas usadas para tratar assaduras em crianças, essas pomadas também são muito úteis para a beleza feminina. No caso do ressecamento labial, o bepantol e a hipoglós ajudam a proteger a pele de fatores externos que a ressecam e também a hidrata. Em suas fórmulas é possível encontrar vitaminas A e D, que vão auxiliar na proteção, hidratação e cicatrização do lábio ressecado. Vale colocar antes de dormir e remover ao acordar com uma toalhinha umedecida.

Morangos com açúcar

Morango para hidratar os lábios

Foto: Reprodução

Uma dica deliciosa e muito eficaz é hidratar os lábios com uma esfoliação de morango com açúcar. Para fazer basta amassar um morango junto a uma colher de açúcar e aplicar nos lábios fazendo movimentos circulares com o dedo. Por ser rico em antioxidantes, potássio e vitaminas B6, C e A, o morango estimulará a circulação e irá “ativar” os anticorpos que cuidarão de evitar a ação negativa de fatores externos nos lábios. A frutinha também irá ajudar a acelerar a cicatrização das feridas nos lábios já ressecados.

Outras dicas

  • Hidrate-se de dentro para fora bebendo bastante água!
  • O óleo de coco pode ser um ótimo aliado para os lábios ressecados pelo frio. Aplique uma quantia generosa no começo da manhã e antes de dormir.
  • Óleo de mamona também serve para hidratar e evitar as rachaduras causadas pelo ressecamento. Esfregue nos lábios algumas gotas desse óleo quando sentir necessidade.

Nada de lamber os lábios!

Para quem acha que basta dar aquela lambidinha nos lábios para hidratá-los, aqui vai o veredicto: resseca mais! A saliva em contato com o ar se evapora rapidamente e por ser ácida acaba ressecando bem mais, deixando ainda essa pele sensível. Portanto, prefira hidratar com as receitas mencionadas e, principalmente, bebendo bastante água.

Veja mais!