Por Ana Ligia em 14/06/2016

Sair da casa dos pais nunca é uma tarefa fácil, mas quase sempre necessária. Os desafios de viver sozinha e começar sua própria independência podem assustar no começo. Afinal, nunca foi necessário pagar IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), contas de energia, água, telefone, internet, gás de cozinha e condomínio ou até mesmo se preocupar com a manutenção de aparelhos domésticos. Mas não se apavore; o exercício da autonomia tem um começo difícil, mas um final libertador.

As primeiras medidas a tomar quando for morar sozinha

Pense bem nos espaços que serão necessários. Se você tem cachorro, procure ambientes mais amplos ou se você vai lavar a roupa em casa, lugares que comportem máquinas de lavar, por exemplo. Pense nos pequenos detalhes de tudo que você irá precisar guardar.

Vou morar sozinha, o que devo saber sobre?

Foto: Depositphotos

Se organize sem gastar muito

Vá ao supermercado uma vez por semana. Isso evita que você compre coisas a mais que o necessário.

Para quem não cozinha, o micro-ondas pode ser um importante aliado.

Se você fará todas (ou a maioria) das refeições fora, uma geladeira pequena já será o suficiente. Isso ajudará a poupar energia e espaço no seu novo lar.

Cuidado para não se empolgar demais na compra dos itens de decoração e acabar criando entulhos e bagunças pela casa. Sempre pense em como otimizar o espaço.

Anote todas as despesas

Tenha um caderninho para agendar as despesas e seus devidos dias de pagamento. Afinal, você não tem mais seus pais para administrar todas as despesas da casa. Anotar tudo que é gasto pode, inclusive, te fazer enxergar despesas desnecessárias.

Uma opção para quem não gosta de morar sozinho é dividir apartamentos e casas com colegas de quarto. É uma forma, tanto menos solitária como mais econômica, pois ele (a) irá ajudar nas despesas e tarefas domésticas.

Se você passa o dia inteiro fora de casa, volta apenas para dormir, pense bem se é mesmo necessário aderir a pacotes de internet ou TV por assinatura ou se eles serão apenas gastos que podem ser evitados.

Veja mais!