Você tira cutículas? Veja as razões para abandonar esse hábito

Conheça agora quatro motivos para você mudar a forma como faz as unhas nos salões ou em casa


Hábito de beleza comum, tirar as cutículas é um ritual quase que semanal para muitas mulheres. Mas, você sabia que os médicos não recomendam a retirada dessa pele?

O que é a cutícula?

A cutícula é uma camada de proteção para as unhas. Ela é formada por uma unidade chamada ungueal, que é dividida em duas partes: a dobra proximal (pele que se estende pelos dedos até a base da unha) e a córnea da dobra ungueal, que é onde fica cutícula. A principal função dela é proteger a raiz das unhas.

Conheça agora quatro motivos para você mudar a forma como faz as unhas nos salões ou em casa.

Você tira cutículas? Veja as razões para abandonar esse hábito

Foto: depositphotos

Proteja-se

O uso do alicate nos salões pode causar diversas contaminações, entre elas o vírus do HIV e da Hepatite. Por isso, quem faz uso desse instrumento deve saber que cada pessoa tem que ter o seu para evitar doenças indesejáveis.


Ainda assim, se você insistir em remover as cutículas, deve saber que ela tem a função protetora da raiz das unhas e que, sem ela, você fica mais exposto a que vírus e micróbios entrem em contato com a sua circulação sanguínea. Portanto, a melhor forma de se projete contra infecções e enfermidades é não retirar as cutículas.

Não perca seu tempo

Sabia que quanto mais a pele da cutícula é retirada mais ela cresce? Sem falar que se você não as retirar, elas vão crescer de forma mais natural e controlada. Desta forma, a presença das cutículas não vai influenciar tanto na beleza das unhas e você pode deixar de ser escrava dessa atividade, dedicando mais tempo às coisas que realmente são importantes.

Deixe sua unha mais bonita

Sabe aqueles pontinhos brancos que surgem nas unhas? Eles podem ser sinais de que a saúde delas está prejudicada. Um dos fatores que pode influenciar nessa característica é a retirada das cutículas. Sem elas, até mesmo o esmalte em contato com o ferimento ou com a pele exposta pode causar alergias e inflamações.

Então, para manter uma unha bonita livre de manchas e sinais, o melhor é manter a saúde das suas cutículas em dia. Para ajudar, você pode usar cremes sempre que puder, isso vai auxiliar no crescimento saudável das unhas e na hidratação de toda a pele ao redor dela. Ah! E a longo prazo a permanência das cutículas pode afinar suas unhas.

Faça economia

Quem não gosta de economizar? Ficar bonita gastando pouco é um sonho e você pode começar pelo tratamento das unhas. Na hora da manutenção das mesmas, é muito mais simples livrar-se do serviço completo de retirar as cutículas e investir somente na pintura com esmalte. Super prático e bem mais barato.