Por Daiane Silva em 30/11/2011

Um cardiologista americano chamado Arthur Agatston criou uma dieta para seus pacientes cardíacos, percebendo, então, que a mesma funcionava muito bem para a perda de peso.

Nessa dieta, não há a restrição ou eliminação de carboidratos e gorduras, a exemplo de outras, a não ser na primeira etapa. Sim, a dieta é feita em três etapas, sendo que a terceira é mantida para sempre, a fim de preservar os resultados obtidos.

Apesar de o autor não mencionar o fato, nessa primeira fase da dieta a pessoa pode emagrecer até cinco quilos durante o período dessa etapa, que dura quatorze dias.

Dieta South Beach

Veja como funcionam as fases, o que é permitido e o que não é no cardápio

1ª FASE: essa primeira etapa tem duração de duas semanas, a maioria dos carboidratos é retirada da dieta e se pode perder até cinco quilos ao final desse período.

2ª FASE: aqui, alguns carboidratos e frutas são reintroduzidos no cardápio. Essa fase dura até que a pessoa atinja o peso desejado.

3ª FASE: essa etapa não é considerada parte da dieta, por assim dizer, mas deve ser mantida por toda a vida, sendo uma manutenção do peso adquirido com a dieta e funciona como uma reeducação alimentar.

ALIMENTOS PERMITIDOS NA FASE 1

  • carnes, aves e peixes: cortes magros de boi e porco, frango sem pele, lombo canadense, peito de peru, frutos do mar e peixes.
  • grãos, legumes e saladas: brócolis, alcachofra, pepino, couve-flor, aspargo,tomate, espinafre, berinjela, cebola, aipo, abobrinha, broto de alfafa, feijão, lentilhas, vagem, nozes e grão-de-bico, cogumelo.
  • laticínios e assemelhados:  iogurte e leite desnatados, queijos sem gordura (tipo ricota, cottage e versões light), ovos e tofú.
  • temperos e óleos: azeite de oliva e óleo de canola, pimentas: do reino, malagueta, raiz forte e caiena e também temperos sem açúcar em geral.
  • doces: até 75 calorias por dia.

O QUE ESTÁ PROIBIDO NA FASE 1:

  • Bebidas alcoólicas de qualquer tipo;
  • Frutas: todas e os sucos de frutas;
  • Saladas, grãos e legumes: os legumes ricos em amido (inhame e batatas, por exemplo);
  • Diversos: queijos gordos, arroz, cereais, pão, macarrão e também alimentos assados de forma geral.

ALIMENTOS PERMITIDOS E OS QUE RETORNAM NA FASE 2

Nessa fase, pode-se comer todos os alimentos da fase 1 e também os seguintes alimentos serão reintroduzidos:

  • Frutas (todas, menos algumas que serão listadas nos alimentos proibidos dessa fase);
  • saladas, grãos e legumes: cenoura, grão-de-bico, batata doce, arroz integral e ervilhas.
  • Diversos: chocolates amargo e meio-amargo (moderadamente), pães com grãos, massas integrais, alimentos a base de soja e vinho tinto.

ALIMENTOS PROIBIDOS NA FASE 2

  • Frutas: uva-passa, melancia, abacaxi e sucos de frutas industrializados.
  • Saladas, grãos e legumes: batata comum, milho e beterraba;
  • Diversos: os alimentos feitos com farinha branca, como: pão branco, massas e biscoitos, além de arroz branco.

FASE 3

+ Veja detalhes desta fase (http://melhoramiga.com/dieta-de-south-beach)

A nova Dieta Aditivada South Beach

O que era bom, ficou melhor ainda! A nova dieta South Beach Aditivada, lançada em livro, complementa a original com maior quantidade de proteínas na fase inicial e também recomenda caminhadas para potencializar os efeitos da perda de peso alcançados.

A South Beach tem por característica principal, o controle da vontade insuportável de comer doces. Isto porque, segundo seu criador, as semanas iniciais são as responsáveis por frear um pouco essa vontade, já que proibe a ingestão de alimentos de índice glicêmico alto, que costumam elevar os níveis de insulina, o que dispara o apetite e também acumula gorduras. Segundo análise de uma nutróloga ortomolecular, esse ponto encontrado nessa dieta é fundamental, pois, o vilão contra o emagrecimento é a insulina em excesso e, como a dieta a reduz, tem tudo para dar certo.

Uma das vantagens é que a prioridade são as gorduras e carboidratos “do bem”, deixando de lado os produtos industrializados e refinados, que não possuem fibras, não são nutritivos e só engordam.

Veja mais!