Por Natália Petrin em 20/10/2015

“Vick VapoRub” é bastante conhecido por aí por ajudar a combater a congestão nasal, resfriados e gripes, mas sua utilização começou a se estender, objetivando outras metas, como a redução da gordura abdominal, por exemplo. Não é difícil encontrar muitos sites na internet que mostram dicas de uso desse produto para diminuir medidas, mas será que isso funciona?

Mito ou verdade?

Segundo a dermatologista Camila Meccia, não existe comprovação científica da eficácia do produto para fins estéticos. A ação descongestionante do produto, no entanto, tem ação na melhoria da circulação sanguínea local. Apesar do vick apresentar esse benefício, nada indica que somente o seu uso vá resolver o problema. Pode ser que, associado à prática de exercícios e outros procedimentos, como a drenagem, por exemplo, possa facilitar a perda de medidas.

Estrias e celulites

'Vick VapoRub' para eliminar gorduras e celulites: funciona ou não?

Foto: Reprodução/ internet

Justamente por melhorar a circulação no local, o produto ajuda a diminuir o aspecto de casca de laranja causado pela presença das indesejadas celulites.

Outros usos

Outras utilizações populares envolvem o combate às espinhas e aos cravos, mas para este fim a dermatologista garante “Não tem a ver, teoricamente não resolve. Isso é mais uma suposição”. Para melhorar a aparência dos lábios ressecados, no entanto, graças à presença de óleos em sua composição, poderia ser usado ajudando na hidratação.

Como usar?

O produto deve ser usado após o banho, com uma auto aplicação ou na massagem ou drenagem, segundo a dermatologista. Ela sugere que seja usado junto a um produto emoliente, como um hidratante cremoso, mas sem cheiro, sem cor e neutro.

Contraindicações

Não foram encontradas contraindicações, justamente por ser um produto com base em componentes naturais como o mentol, a cânfora e o eucalipto. Mas assim como qualquer medicamento, recomendamos que somente seja usado com orientação e acompanhamento médico. Fique alerta para possíveis reações alérgicas, pois alguns dos componentes pode causar reações dependendo do organismo de cada um.

Veja mais!