Por Gabriel Oliveira em 28/03/2012

Uma tendência que começou a fazer sucesso no inverno passado e ainda continua com tudo são os Vestidos-Camisa. Se você nunca ouviu falar, trata-se de uma camisa de botões com um comprimento bem maior que o tradicional (quase uma boyfriend), que pode ser usada como um vestido, bastando incrementar com alguns acessórios.

Nos desfiles, eles já fizeram bastante sucesso, sendo uma alternativa descolada e super confortável para o dia a dia, tanto para os dias quentes, como para os dias frios (agregada à uma jaqueta, blazer ou cardigan).

Gostou da tendência? Que tal aderir? Mas antes disso, é necessário saber de algumas dicas importantes, que podem te salvar de pagar um “mico fashion”. Confira abaixo:

Dicas de como usar

  • Para dias mais quentes e ensolarados, use apenas a camisa com um cinto fininho para marcar a cintura. Para não correr o risco de pagar calcinha, use um shortinho de malha (tipo aqueles de malhar, parecidos com uma cueca boxer). Nos pés, um tênis estilo Converse All Star, ou até mesmo uma sapatilha vai ficar ótimo. Se quiser deixar o look mais feminino, aposte nos peep toes médios (10 cm no máximo).
  • Em dias frios, a dica é a mesma, com a adição de uma peça que agasalhe, como um blazer, cardigan ou uma jaqueta jeans ou couro. Cuidado para não escolher a peça que ficará sobreposta em uma cor ou textura que “brigue” com a camisa. Procure usar um efeito “ton sur ton” ou cores contrastantes, como preto e branco, azul Klein e amarelo ouro, entre outros. Nos pés, uma ankle boot preta (sem restrições para tamanho do salto) ou uma bota estilo coturno de cano médio.
  • Outra dica que pode ser bastante útil para dias frios é usar uma meia calça. Como na maioria das vezes esses vestidos-camisa são curtinhos, suas pernas ficarão nuas e será difícil ficar em local aberto, principalmente durante o inverno. Procure usar um modelo mais sutil, em cores neutras. Sabe uma cor que não tem erro? O preto! Dele você pode usar e abusar que não ficará feio.
  • As mais baixinhas e gordinhas, que possuem pernas curtas, devem evitar esse tipo de vestido, já que ele tem o terrível “dom” de achatar a silhueta, sendo indicado para mulheres magras, altas e longilíneas.
  • Quadril grande também é um perigo! Qualquer erro pode aumentar ainda mais o volume dessa área, gerando desproporções na silhueta. Portanto, é melhor nem arriscar.

Exemplos de looks com belos modelos

 

Looks all white com vestidos-camisa

Looks all white, que também é uma tendência de peso para o inverno | Imagem: Reprodução

 

Looks com vestidos-camisa

Modelagens com recortes e tons de azul | Imagem: Reprodução

 

Looks para o inverno

Looks ideais para dias frios usando blazer ou jaqueta | Imagem: Reprodução

 

Vestidos-camisa com cinto

Com cinto fininho marcando a cintura | Imagem: Reprodução

 

Look descolado

Look super descolado e ao mesmo tempo clássico, combinando azul claro com couro alaranjado | Imagem: Reprodução

 

Blake Lively usando vestido-camisa

Blake Lively com um modelo super elegante | Imagem: Reprodução

Veja mais!