Por Gabriel Oliveira em 30/05/2012

O crochê fez bastante sucesso na década de 70, sendo um elemento típico do uso dos hippies, usado em acessórios (como bolsas e chapéus) e algumas peças de roupas coloridas. Com o passar do tempo, ele meio que foi esquecido no mundo da moda. Mas foi há pouco tempo que ele foi resgatado e apresentado em coleções de grandes marcas como a Chanel.

O aspecto handmade e romântico que o crochê possui, possibilita várias produções de looks, com peças super elaboradas e que despertam o desejo de muitas mulheres. Os vestidos, por exemplo, são super versáteis e podem ser usados com vários tipos de acessórios.

Aproveitando o embalo dessa tendência para o inverno, preparamos várias dicas de como usar o crochê em várias ocasiões, desde a mais casual, até as mais formais, como em festas e eventos mais elegantes.

Como usar

  • Para um look mais casual, você pode apostar nos vestidos que misturam a textura do crochê com estampas florais, ou até mesmo listradas. Como ele é um pouco pesado para dias mais quentes, escolha aqueles vestidos que possuem apenas detalhes nesse material. Nos pés, você pode tanto usar uma rasteirinha, uma espadrilha ou uma sapatilha, que vai ficar super legal.
  • Para um look mais arrumadinho, o ideal são vestidos com cores. Podem ser encontrados em diversos comprimentos, desde os mais curtinhos, até os longos que chegam ao tornozelo, que são ideais para dias frios. Prefira os que possuem pontos mais abertos, que são uma tendência mundial. Nos pés, as anabelas ganham destaque, principalmente as com salto de madeira, que completam o conceito de rústico passado pelo crochê.
  • Os modelos em tom cru também estão em alta. Use com um cinto grosso em couro para marcar a cintura. Se estiver muito frio, aposte em Cardigans ou jaquetas jeans estonadas.
  • Já se você quer montar um look para festa, aposte nos tons neutros, que puxam para os metalizados, como dourado e prateado. O preto também é uma escolha que não tem erro. Por baixo do vestido, use outro mais básico e sem estampas, em um tom semelhante ao da peça principal. Nos pés, você pode usar tanto uma anabela ou até mesmo uma sandália mais formal em tons metálicos. Nos acessórios, as pérolas são super democráticas e combinam perfeitamente com o conceito do crochê, além de serem super clássicas.

Looks

Modelos casuais

Modelos casuais

 

Longo colorido

Longo com mistura de várias cores

 

Vestido com tons terrosos e alegres

Ideal para o inverno, com mistura de tons terrosos e alegres.

 

Modelo de vestido de crochê

Para um look mais arrumadinho

 

Vestidos de crochê

Mais alguns modelos (na foto do meio, um exemplo de como usar o cinto de couro)

 

Modelos em tons neutros e metalizados

Ideais para festas e eventos mais formais, com cores neutras e que puxam para o metalizado.

Veja mais!