Por Gabriel Oliveira em 05/10/2011

O drapeado é uma técnica que inspira várias coleções de grandes grifes. Uma das primeiras estilistas a adotar os drapeados foi a francesa Alix Grès, que entrou no mundo da moda por volta da década de 1930. Ela se fazia justamente o contrário dos demais designers, que criavam roupas modernas e inovadoras. Alix buscava inspiração no passado, em peças da Antiguidade Clássica.

Por conta disso, os drapeados são, até hoje, um símbolo de elegância e sofisticação, que sempre aparece nos tapetes vermelhos. Além disso, eles são uma ótima dica para montar looks de verão e dar um ar de refinamento à looks mais casuais.

Alix Grès

Os vestidos drapeados, por exemplo, podem se tornar um aliado de mulheres que querem dar mais volume a alguma parte do corpo, como por exemplo, os seios ou quadris. Mas é justamente por conta desse “poder de volume”, que deve-se tomar bastante cuidado na hora de usar.

Confira agora algumas dicas de uso do vestido drapeado

  • Se você é magrinha e longilínea, pode usar praticamente todos os modelos de vestidos drapeados, pois não há o risco de você parecer gorda.
  • Se a intenção é disfarçar seios pequenos, opte por vestidos com drapeados horizontais na região do busto. Eles irão criar um efeito visual de maior volume.
  • Para quem tem pouco quadril a dica é a mesma. Drapeados nessa área ajudam a criar mais curvas e modelar a silhueta.
  • As mais cheinhas devem evitar drapeados horizontais, seja qual for a parte do corpo em que estão sendo aplicados. Opte pelos verticais, que criam um efeito semelhante às listras nessa posição: alongam a silhueta, deixando você com aparência mais magra.
  • Quando o assunto é vestidos longos, evite drapeados demais, pode comprometer o seu caimento, tirando toda a sua elegância. Opte por aqueles que possuem apenas poucos pontos de drapeado, que podem estender-se ao longo da peça, assemelhando-se aos vestidos de Alix Grès.
  • Estampas também são ótimas sugestões para vestidos drapeados, principalmente com a chegada do verão. Opte pelos florais ou galácticos.
  • Se usados da maneira correta, na vertical, têm o poder de disfarçar gordurinhas localizadas.
  • Se você tem quadris largos, prefira os modelos com drapeados verticais e de frente única. Eles criam um efeito visual que deixa a área dos quadris menor.

Imagens de looks com vestidos drapeados

 

Vestidos drapeados em desfile

Vestidos drapeados estilo tubinho em desfile

 

Alessandra Ambrosio com vestido drapeado

Alessandra Ambrosio com vestido drapeado

 

Katie Holmes com vestido drapeado

Katie Holmes com vestidos drapeados (curto e longo)

 

Vestido drapeado em desfile

Vestido drapeado em desfile

 

Gisele Bünchen com vestido drapeado Colcci

Gisele Bünchen com vestido drapeado Colcci

 

Vestidos drapeados em desfile

Vestidos drapeados curtos em desfile

 

Vestido de noiva drapeado

Vestido de noiva drapeado

Veja mais!