Publicado por Gabriel Oliveira

O tomara-que-caia é um vestido que faz sucesso há bastante tempo. Tornou-se um ícone de sensualidade e elegância, desde a década de 40, quando Rita Rayworth usou um preto de cetim no filme Gilda. Reza a lenda que essa foi a primeira vez que um vestido tomara-que-caia “causou”.

Para criar um visual elegante com um vestido desse tipo, é preciso analisar alguns fatores, como corpo, pele, proporções, etc. É preciso tomar muito cuidado na hora de usá-lo, pois você pode facilmente ultrapassar a barreira que separa o “chic” do “bizarro”. Quando usado de forma correta, ele pode lhe fazer sentir-se uma “Power-woman”.

 Rita Rayworth em "Gilda"

Para te ajudar a montar um visual elegante e que irá atrair elogios, preparamos algumas dicas essenciais na hora de usar o seu tomara-que-caia.

Não se esqueça!

  • Usar tomara-que-caia não é uma boa ideia para quem tem seios grandes. Pois se o vestido não tiver estrutura, irá achatar os seios e fazer pressão, tornando o look desconfortável e feio. Ou seja, se você possui seios muito grandes, opte sempre pelos modelos estruturados.
  • É preciso ter as costas magras, do contrário, o vestido irá formar umas dobras indesejáveis no seu corpo.
  • Não use um tomara-que-caia se você tem barriga saliente, pois vai ficar ainda mais visível. O ideal é ter a cintura fina, para que o vestido valorize as formas do corpo.
  • A pele é um ponto importantíssimo a ser analisado. Se você não possui uma pele bonita, sem manchas, é melhor evitar essa peça, pois ela deixa o colo à mostra. Por conta disso, ele pode tanto valorizar os pontos positivos, como também enfatizar ainda mais os pontos negativos.
  • Ao contrario do que muita gente pensa, não existe idade limite para usar um tomara-que-caia. O segredo são os braços. Mulheres com mais idade que possuem braços bonitos, podem usar sem medo esse tipo de vestido. Dependendo da situação dos braços, as mulheres devem deixar de usar até peças sem mangas.
  • Quem possui seios pequenos deve optar pelos modelos mais justos ao corpo, semelhante a uma segunda pele. Dessa forma, serão evidenciadas as formas do seu corpo e não vai haver o risco do vestido despencar.
  • Se você possui ombros muito estreitos ou arredondados, evite usar esse tipo de peça.
  • Se você está pensando em comprar um tomara-que-caia vintage, cuidado! Eles possuem um formato antiquado de peito e decotes profundos. Esses dois fatores não contribuem nenhum pouco para te deixar elegante.
  • Se você é excessivamente branca, procure evitar esse vestido. Se optar por usar, escolha cores escuras. Jamais use os de tons nude ou brancos.
  • O vestido deve vir sempre em segundo plano, e a mulher em primeiro. Ou seja, não use modelos chamativos demais, saiba equilibrar os elementos do seu look.

 

Looks com vestido tomara-que-caia

 

Vestido tomara-que-caia Dior

Vestido tomara-que-caia Dior

 

Gisele Bündchen com tomara-que-caia Alexander McQueen

Gisele Bündchen com tomara-que-caia Alexander McQueen

 

Hilary Wank com tomara-que-caia Gucci

Hilary Wank com tomara-que-caia Gucci

 

Vestido tomara-que-caia Karl Lagerfeld

Vestido tomara-que-caia Karl Lagerfeld

Veja mais!