Por Natália Petrin em 26/01/2016

Com o verão, fica ainda mais complicado criar coragem de praticar exercícios, e quando conseguimos, o calor acaba prejudicando o treino, principalmente em regiões do Brasil onde, facilmente, durante esta época do ano, as temperaturas ultrapassam os 30°C.

Segundo Rodrigo Dutra, personal trainer, é difícil evitar o calor, mas a melhor das estratégias é se adaptar e usar algumas técnicas para amenizar os efeitos dessa época do ano. “O calor vai vir e não tem como evitá-lo. Então, recomendo procurar os melhores horários para treinar, principalmente para quem se expõe ao sol em corridas e ciclismo. Os melhores horários são pela manhã, bem cedinho, e a partir das 16h, quando o sol não incomoda tanto”, afirmou.

Alterações para aliviar o calor

A dica é, como afirma o personal, trocar os horários, porque o sol já começa a incomodar cedo.

Verão 2016: dicas para aliviar o calor nos treinos e atividades físicas

Foto: Reprodução/ internet

A alimentação também é bastante importante. Você deve optar por alimentos mais leves como frutas e saladas e não pular nenhuma refeição, pois isso é importante para ter energia durante todos os horários. Beber água e manter-se hidratado é essencial para que você mantenha o calor mais ameno e não sofra com problemas decorrentes da exposição a ele.

Como minimizar o calor

Para minimizar os efeitos do calor, procure usar roupas de tons mais claros e, se possível, busque opções com proteção UV. Procure por roupas que favoreçam a transpiração, sejam leves e confortáveis. Use viseiras e bonés se você for correr ou andar de bicicleta no sol. Alimente-se nas horas certas e beba bastante água. Ande sempre com uma garrafa, principalmente se você é um ciclista ou corredor.

Se você se sentir cansado, procure diminuir o ritmo para pegar mais fôlego, evitando assim diminuir o exercício. Se você for correr, por exemplo, e se sentir cansado, diminua o ritmo intercalando corrida de alta intensidade com caminhadas.

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