Por Ana Ligia em 16/06/2017

Não são apenas a pele e os cabelos que são prejudicados em dias frios; as unhas também sentem o ressecamento ocorrido nas temperaturas mais baixas.

O crescimento das unhas é menor nas épocas mais frias devido a variação na circulação sanguínea periférica. Graças a essa baixa irrigação sanguínea na região, as unhas ficam mais fracas e frágeis.

Para evitar que sua unha quebre, rache e sofra com esse ressecamento, alguns cuidados são essenciais, principalmente nos dias frios. A marca de esmaltes Colorama dá algumas dicas para quem quer manter as unhas fortes e bonitas nesse inverno.

Veja como manter as unhas saudáveis durante o inverno

Foto: depositphotos

Como fortalecer as unhas

  • Exposição excessiva à água e produtos químicos costumam causar irritações nas unhas. Se for necessário, prefira sempre fazer uso de luvas de borracha.
  • Procure também não lavar as mãos com tanta frequência nessa época, pois o excesso de água nas unhas faz com que o organismo diminua ainda mais a circulação sanguínea periférica e, portanto, a irrigação da unha.
  • Uma forma de higienizar as mãos sem precisar abusar da água e evitando a exposição da unha nela é utilizando lenços umedecidos e álcool em gel. Alguns cosméticos também ajudam a fortalecer as unhas, principalmente no inverno. Procure fazer uso de bases fortalecedoras.
  • Fique sempre atento à formula dos esmaltes e prefira os que contêm vitamina B5, minerais e cálcio, que fortalecem e protegem a unha.
  • É importante também ter mais cuidado com a alimentação. Comidas naturais e ricas em vitaminas, proteínas e minerais também são excelentes maneiras de deixas as unhas (e até mesmo pele e cabelo) mais bonitos e fortalecidos.

Se mesmo depois da mudança de hábitos suas unhas permanecerem frágeis e quebradiças, procure a ajuda de um profissional de saúde para avaliar mais de perto a causa do seu problema.

Veja mais!