Por Natália Petrin em 22/07/2015

Além de terem aparência não muito agradável, sendo antiestéticas, as varizes ou veias varicosas podem, dependendo do caso, originar muitas dores. É, a mulherada não merece, mesmo! O problema vascular é hereditário e, apesar de ser bastante comum, sua causa é, ainda nos dias atuais, desconhecida.

Acredita-se, no entanto, que haja uma deficiência no gene, responsável por regular o desenvolvimento das veias, o que pode originar alguns defeitos na estrutura não só das veias, mas das válvulas também, podendo, inclusive, diminuir o número de válvulas nas veias, o que pode gerar uma sobrecarga em suas funções.

Prevenção

Se você possui casos de varizes em sua família, procure prevenir-se com algumas dicas:

Prática de exercícios

Procure praticar exercícios de forma regular, pois a atividade física diminui a chance de surgir o problema por melhorar a circulação. Qualquer tipo de exercício como andar de bicicleta, caminhar, correr ou subir e descer escadas do seu prédio diariamente podem fazer toda a diferença na saúde de suas pernas.

Varizes: trate-as de forma natural e sem complicações

Foto: Reprodução/ internet

Diminuição do peso

Se estiver com sobrepeso, é essencial começar a diminuir, pois o sangue não poderá ser bombeado das extremidades para o coração como necessariamente deveria. Procure manter uma alimentação equilibrada e que contenha todos os nutrientes necessários para uma boa saúde.

Eleve e descanse as pernas

Depois de ficar muito tempo de pé, procure descansar com pausas regulares e, se possível, coloque os pés para cima. Quando ficar parado em pé, procure mudar o peso de uma perna para a outra e levante-se nas pontas dos pés, ajudando a impulsionar o sangue até o coração.

Elevar as pernas acima do coração é ainda melhor, ajudando inclusive a aliviar as dores nas pernas e o inchaço. É importante também não ficar muito tempo sentado, fazendo uma pausa para levantar e esticar as pernas.

Remédios caseiros

Babosa

Um dos medicamentos mais populares para tratar as varizes é a babosa, que pode ser aplicada diretamente na pele por cima das varizes. Massageie a área com a babosa.

Óleos calmantes e massagem

Massageie com óleos naturais as varizes de forma suave. Use as palmas das mãos subindo dos tornozelos até as coxas.

Chá de castanha

O chá de castanha deve ser consumido para ajudar a circulação. Prepare-o com um litro de água e 50 gramas de casca de castanha. Coloque os dois ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver, cronometre 10 minutos. Desligue, espere amornar e coe.

Chá de cavalinha

A cavalinha pode ser usada na forma de chá, pois ajuda a tratar os problemas de veias inflamadas, combatendo a retenção de líquidos. Pode-se, além de consumir, aplicar cataplasmas na região afetada.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode ser usado para massagear as pernas, pois atua como anti-inflamatório. Adicione 500 ml do vinagre em uma bacia e mergulhe os pés. Em seguida, passe o líquido nas pernas com o auxílio das mãos, fazendo uma massagem partindo do calcanhar para as coxas. Em seguida, deite-se com as pernas elevadas.

Suco de uva natural

Use dois copos de uvas com casca e sementes e um copo de água. Coloque tudo no liquidificador e bata bem. Consuma várias vezes ao dia.

Veja mais!