Por Nayla Georgia em 08/05/2012
Andar de bicicleta - benefícios

Uma das vantagens desta prática é o emagrecimento | Imagem: Getty Images

Pedalar é um dos exercícios mais divertidos que uma pessoa pode fazer. Seja na academia, com o Spinning, ou na rua com a própria bike, a atividade melhora o sistema cardiorrespiratório, queima calorias, fortalece as articulações e os músculos, e ainda alivia o estresse mental. Todos esses benefícios são motivo de sobra para tirar a bicicleta do fundo da garagem e botá-la para funcionar.

A bicicleta já foi um dos principais meios de transporte no mundo. Antes de os automóveis aparecerem, a bike era a grande aliada na hora de se deslocar mais rapidamente até o trabalho, por exemplo. Hoje em dia as bikes são incrementadas com mais recursos que facilitam bastante a vida dos ciclistas. Com um passeio de 40 minutos, três vezes na semana, é possível dar adeus ao sedentarismo. Uma hora pedalando ajuda o corpo a queimar de 300 a 500 calorias!

Atenção!

Se a intenção das pedaladas é emagrecer, combine a elas uma boa e balanceada dieta de frutas, legumes e grãos.

Em quê a prática do ciclismo ajuda?

  • Desenvolve e enrijece os músculos da coxa, bumbum e panturrilha;
  • Acaba com o sedentarismo;
  • Melhora a frequência dos batimentos cardíacos;
  • Queima calorias;
  • Diminui o estresse;
  • Ameniza os sintomas da depressão;
  • Não afeta o meio ambiente;
  • Oferece baixo impacto no organismo.

Cuidados a tomar

Andar de bicicleta pode ser muito divertido, mas para que a diversão não se torne tragédia é necessário ter alguns cuidados que fazem toda a diferença na hora de pedalar com segurança.

  • Antes de começar a treinar com mais força na bike, faça uma visita ao médico para saber suas condições físicas e até quando poderá forçar o seu corpo.
  • Compre os equipamentos necessários: capacete, joelheira, proteção para os cotovelos, luvas para ciclismo, buzina e retrovisor. Esses adereços deixam a atividade mais cômoda e segura.
  • Ande sempre com uma garrafinha de água. É muito importante manter o corpo hidratado.
  • Não use equipamentos de som. A atenção sensorial é muito significante, você deve sempre prestar atenção ao que acontece ao seu redor para evitar se acidentar ou machucar alguém.
  • Faça uma revisão na bicicleta regularmente. Verifique os freios, pedais, guidão, sela e a calibragem do pneu.
  • Fique ligado no horário em que vai pedalar. Se for sair ao sol, use óculos escuros pare evitar a cegueira pelos raios solares e use protetor solar. Caso o passeio seja à noite, use roupas claras e de preferência que chamem atenção do tráfego de carros e motos.

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