Por Nayla Georgia em 14/05/2014

Chegar ao peso certo com saúde é a forma mais indicada de se emagrecer. Para isso, cada vez mais os nutricionistas, nutrólogos e endocrinologistas têm investido menos em remédios fármacos e mais em produtos naturais, como chás. Um dos chás queridinhos para a perda de peso é o chá de hibisco, que com sua cor rosada e sabor peculiar promete ajudar a secar aquelas gordurinhas indesejadas.

Chá de hibisco

Foto: Reprodução

Emagrecendo com hibisco

Rico em nutrientes e com efeito diurético, o chá de hibisco ajuda a eliminar os líquidos que deixam o corpo inchado e evita a retenção de líquidos. Ainda, a bebida favorece a queima de gorduras e regulariza o intestino, acabando com a incômoda prisão de ventre. Um dos pontos mais valorizados do hibisco, é que ele contém uma substância que faz com que a gordura acumulada no abdômen e nos quadris vá desaparecendo. Até parece milagre que exista um tratamento natural que trate exatamente das áreas que encanamos mais. Mas de milagre não há nada. Tudo isso só mostra resultado quando há uma alimentação balanceada e exercícios físicos regulares.

Chá de hibisco

Onde encontrar?

Vendidas em casas de produtos naturais, na internet e até em alguns supermercados, as flores de hibisco usadas para fazer o chá não são as mesmas encontradas comumente em jardins. O chá de hibisco deve ser preparado com o cálice do botão seco da flor de nome científico Hibiscus sabdariffa.

Como preparar?

Para fazer o chá, ferva 200ml de água filtrada e adicione de 4 a 6 gramas (1 colher de chá) da flor seca. Deixe a infusão abafada por alguns minutos, coe e beba. Essa bebida pode ser degustada morna, fria ou até gelada. No último caso, há quem adicione outros ingredientes para otimizar o sabor e os efeitos, tais como maçã, canela em pau ou cravo da índia.

Hibiscus sabdariffa

Hibiscus sabdariffa | Foto: Reprodução

Outros benefícios do chá de hibisco

  • Controla as taxas do colesterol;
  • Auxilia o cérebro a manter suas funções em harmonia;
  • É rico em vitamina C, promovendo o aumento da imunidade;
  • É benéfico para o fígado;
  • Controla a queda de cabelos;
  • Retarda o envelhecimento das células, já que é antioxidante;
  • Controla a pressão arterial;
  • Ajuda no combate contra as caspas;
  • Melhora o aspecto da pele e dos cabelos.

Muita atenção!

Embora o chá de hibisco seja muito benéfico, ele não pode ser consumido em excesso. Sua ação diurética é importante para o bom funcionamento do organismo, entretanto se usada demasiadamente pode eliminar vários nutrientes essenciais para a saúde – como cálcio, sódio, potássio e magnésio. Gestantes e lactantes devem evitar a infusão, pois o chá pode oferecer risco na estrutura dos genes do bebê.

Veja mais!