Por Anna de Cássia em 22/11/2012

A acupuntura é uma técnica chinesa criada há mais de 5 mil anos e até hoje vem sendo muito utilizada na medicina para aliviar dores em várias partes do corpo, como nas articulações, na cervical, na lombar, e até mesmo para controlar um pouco a ansiedade. A técnica consiste na aplicação de agulhas em alguns pontos específicos do corpo, que quando estimulados, passam a ajudar no equilíbrio da energia do corpo. Cada problema exige o estímulo de uma parte diferente do corpo, e às vezes, até com uma agulha diferente.

Use a acupuntura para emagrecer

Sabia que pode-se usar a acupuntura para emagrecer? Veja como essa técnica chinesa pode ajudar a perder os quilinhos extras. | Foto: Reprodução

Existem vários tipos de acupuntura, que são aplicadas por meio de sessões, cuja quantidade vai variar bastante de acordo com a gravidade do problema. Mas promete ser bem promissor, pois com três a cinco sessões, você já percebe um enorme progresso. A Organização Mundial de Saúde considera a acupuntura um tratamento complementar e que contribui para a prevenção e tratamento de várias doenças, comprovado cientificamente.

Auriculopuntura – Usando a acupuntura para emagrecer

É uma técnica da acupuntura onde agulhas são colocadas na orelha do paciente para ajudar a controlar um pouco a ansiedade, principalmente aquela que nos leva a comer compulsivamente. Acontece que no lóbulo da orelha existem alguns pontos específicos que, quando estimulados, têm o poder de controlar a nossa vontade de comer. Assim torna-se possível emagrecer até 3 kg por mês de forma natural e saudável, sem tomar remédio algum. Trabalhando apenas o emocional, já que ele é um dos fatores mais importantes na hora de perder peso.

No processo da auriculopuntura, algumas agulhas finíssimas são espetadas na orelha, em pontos chaves que estão ligados diretamente com o córtex cerebral. As agulhas ficam no corpo por um tempo que pode variar de 20 a 30 minutos. Esta técnica além de ajudar a emagrecer, colabora também no tratamento de distúrbios no sono, problemas menstruais, alergia, depressão, ansiedade, dores articulares e na coluna, cefaleia, hipertensão, distúrbios digestivos e até mesmo contra o alcoolismo e o tabagismo.

Conheça outros benefícios da acupuntura

  • Diminuição do consumo de remédios para tratamento de doenças.
  • Tratamento de doenças respiratórias como sinusite, rinite, asma e resfriados.
  • Ajuda em doenças oftálmicas como conjuntivite, miopia e até mesmo catarata (quando não apresenta muitas complicações).
  • Trata os distúrbios gastrointestinais, desde os mais simples como constipação até outros mais complicados como gastrite e úlcera.
  • Na área estética, a acupuntura pode servir para suavizar rugas, flacidez, estrias, celulites e marcas do tempo.
  • Atua no tratamento de distúrbios neurológicos como cefaleia e enxaqueca.

Veja mais!