Por Pollyana Batista em 24/10/2017

A saúde das unhas e dos cabelos está intimamente ligada ao bem-estar. Muitas vezes, quando um ou ambos não estão saudáveis por ser sinal de que alguma coisa não está funcionando bem no organismo.

Portanto, unhas e cabelos quebradiços podem indicar alguns problemas que veremos a seguir. Além disso, você irá conhecer como prevenir e tratar esses incômodos.

Causas de unhas quebradiças

As unhas são uma espécie de proteção para os nossos dedos. Além disso, ela tem um papel estético bem relevante, principalmente para os homens e mulheres mais vaidosos.

Portanto, ter problemas com unhas quebradiças pode preocupar muitas pessoas. O primeiro motivo para tal preocupação é que a fraqueza das unhas indica também que algo interno não está bem.

A ausência de cálcio, por exemplo, pode ocasionar lesões das unhas, além de enfraquecer os ossos e os dentes.

A falta de magnésio, outro mineral, também pode resultar em unhas que se quebram facilmente ou ficam se despedaçando. A vitamina A em pouca quantidade também pode levar as unhas a ficarem fracas e opacas.

Veja também Aprenda como consertar a unha quebrada usando sachê de chá

Desde a alimentação até a consulta com um dermatologista pode tratar unhas quebradiças

Diversos fatores podem levar você a ter unhas quebradiças (Foto: depositphotos)

Como contornar as unhas quebradiças?

O principal segredo para manter suas unhas saudáveis e resistentes é reforçar a alimentação.

Procure ingerir alimentos naturais e ricos em minerais e vitaminas. A exemplo de: cereais integrais, feijão, couve, amendoim e derivados do leite, como queijo.

Invista também no tomate, espinafre, cebola, brócolis, espinafre, abóbora e cenoura. Em relação às frutas, coma bastante as cítricas e o mamão.

Cabelos quebradiços, o que pode ser?

A saúde do cabelo também está muito ligada à saúde do indivíduo como um todo. A queda pode ter diversas origens, desde a alimentar, passando pela hormonal e até a psicológica.

Existe uma proteína responsável pela beleza dos fios. É a queratina. Quando ela está baixa, causa muita queda.

Além disso, a vitamina C tem um papel fundamental para manter os cabelos saudáveis. Sua ausência pode causar diversos problemas, entre eles cabelos quebradiços, frágeis, sem vida e sem brilho.

O ferro é um mineral que pode evitar a queda dos fios. Ele beneficia a circulação sanguínea que estimula o couro cabeludo. Fundamental para ter cabelos fortes.

Veja também Queratina: aprenda a usar corretamente no cabelo

Alimentação e/ou consulta com dermatologista podem resolver os cabelos quebradiços

Inúmeras são as razões que podem ocasionar a cabelos quebradiços (Foto: depositphotos)

Como acabar com os cabelos quebradiços?

O primeiro passo para amenizar e até pôr fim aos fios fracos é procurar ingerir por meio da alimentação todos os nutrientes que beneficiam o crescimento e fortalecimento dos cabelos.

Comece pelo consumo de feijão, amêndoas, acerola, morango, laranja, derivados do leite e vegetais, como brócolis e couve.

Quando procurar um dermatologista para cabelos e unhas quebradiços

Todos os problemas relacionados aos cabelos e unhas devem ser tratados por um dermatologista.

Por isso, se você está sentindo que os seus fios demoram a crescer, estão opacos, caindo bastante e com as pontas se partindo, é hora de procurar um médico especialista.

A mesma coisa é com as unhas. Se elas se quebram facilmente, demoram a crescer e descamam, um dermatologista vai lhe orientar sobre qual é o melhor tratamento.

O dermato vai orientar exames que concluirão que tipos de substâncias faltam no seu organismo e como repô-las da melhor forma.

Aliado a isso, mude a sua alimentação e inclua hoje mesmo mais folhas, frutas e alimentos naturais.

Você vai perceber uma diferença enorme na sua qualidade de vida e no seu corpo como um todo, incluindo suas unhas e cabelos.

Veja também Touca de argila para combater seborreia, coceira, caspa e oleosidade

Veja mais!