Por Priscila Melo em 28/08/2014

Você conhece as unhas degradê? Elas também são conhecidas como ombré ou efeito gradiente. Que tal aprender a fazer essa arte simples, delicada e linda? Segue lendo!

Unhas degradê no passo a passo

Foto: Reprodução

O degradê

O degradê, vem da palavra francesa dégradé, que é uma sequência de tons que pode ser limitado ou não. Esse efeito nas unhas se dá a partir de duas ou mais cores que são sobrepostas, cada uma com uma intensidade diferente, formando, assim, um tipo de transição suave entre as cores.

O tom degradê, representa a variação das cores que vai, geralmente, das mais fortes às mais suaves, causando um aspecto em 3D. E aqui vai uma curiosidade: Antes de chegar a ser usada nas unhas, essa técnica era muito utilizada na Idade Média, principalmente nas igrejas.

Aprenda a fazer em casa

Você acha lindo esse efeito degradê nas unhas? O que acha de aprender a fazer agora mesmo em casa? É fácil e prático, veja a lista do que irá precisar para ter unhas lindas como se tivesse feito no salão!

Você vai precisar de:

  • Removedor de esmalte (caso as unhas não estejam totalmente limpas)
  • Serra de unha
  • Hidratante para cutículas
  • Base
  • Esmaltes
  • Esponja
  • Base extra brilho
  • Spray ou óleo secante

Passo 1

Para começar você deve remover todo o esmalte antigo da unha deixando-a bem limpinha, use um removedor para retirar os restos de esmalte.

Passo 2

Lixe as unhas e se necessário corte, deixe-as bem uniformes para que o efeito fique ainda mais bonito. Lembre-se que para obter esse efeito será preciso usar mais de uma cor na unha, então não deixe as unhas muito curtas para que seu trabalho fique mais fácil.

Passo 3

Hidrate as unhas e cutículas e em seguida passe a base. É essencial que antes de pintar seja passada a base, pois ela protege a unha de ficar manchada ou estragada pelo esmalte e também pelo glitter que você passar. Após passar a base deixe que ela seque completamente para que possa prosseguir.

Passo 4

Suas unhas estão grandes? Caso a resposta seja positiva você pode usar mais de duas cores, caso seja negativa, o ideal é que use apenas duas cores para que o efeito fique mais bonito. Agora que você já sabe quantas cores vai usar, escolha quais serão as cores de esmalte. O ideal é que se escolha cores claras e escuras, para que o efeito fique em evidência, lembre-se que a cor clara sempre fica como base. Não sabe se as cores vão combinar? Veja esse disco cromático e escolha sua combinação.

Disco cromático

Foto: Reprodução

Passo 5

Agora que você escolheu suas cores, passe a cor mais clara ou a mais escura dos tons que você escolheu, após isso deixe secar completamente. Uma dica importante: se quiser que o degradê fique mais escuro nas pontas das unhas você deve usar como base o esmalte mais claro, caso queira que o esmalte mais claro fique nas pontas, use o mais escuro como base.

Passo 6

Você deve pegar a esponja e molhá-la um pouco, em seguida pinte a ponta da esponja de acordo com as cores que você escolheu.

  • Para as pontas mais claras, você deve colocar uma faixa da cor mais clara na ponta da esponja e o tom um pouco mais escuro após ele.
  • Para pontas mais escuras, você deve colocar uma faixa da cor mais escura na ponta da esponja e o tom um pouco mais claro após ele.

Antes de aplicar a esponja com o esmalte nas unhas faça um teste, carimbe em um papel para ver como fica, veja se ficará com o efeito que você quer, se será preciso retirar um pouco do excesso de esmalte da esponja ou se será preciso colocar um pouco mais de esmalte.

Passo 7

Gostou do resultado do teste no papel? Então agora é a hora de carimbar as unhas, quando as cores forem ficando mais fracas reaplique as faixas de esmalte na esponja. Você deve pressionar a esponja sobre a unha e dar pequenas batidinhas para misturar melhor as cores. Tenha atenção para aplicar a esponja de forma reta, você não vai querer o degradê torto, não é mesmo?

Unhas degradê no passo a passo

Foto: Reprodução

Passo 8

Após carimbar todas as unhas, passe uma base extra brilho, limpe as cutículas e os dedos e use um spray ou óleo secante. Se quiser, pode substituir a base extra brilho por uma base com glitter para dar outro efeito.

Veja agora algumas fotos de unhas degradê para se inspirar:

Unhas degradê no passo a passo

Foto: Reprodução

Unhas degradê no passo a passo

Foto: Reprodução

Veja mais!