Por Daiane Silva em 27/09/2011

As unhas vem há muito tempo se transformando em foco de atenção, e a indústria cosmética aprimora dia após dia as formulações de esmaltes e produtos para os cuidados com as unhas. Os esmaltes têm tecnologia para criar efeitos cada vez mais impressionantes, além de cores das mais diversificadas em tons cada vez mais aprimorados a cada nova linha lançada no mercado.

A nail art, ou decoração de unhas tornou-se uma verdadeira mania entre as mulheres e, mesmo as que não costumavam cuidar sozinhas de suas unhas, passaram a se arriscar no mundo dos esmaltes, espátulas e pincéis, criando visuais exclusivos e verdadeiras obras de arte nas mãos! Claro que essas técnicas e esmaltes multicoloridos são usadas a cada evento, fazendo parte da preparação que antes se limitava apenas à escolha da roupa, cabelos e maquiagem, restando para as unhas um cuidado básico e um esmalte clarinho ou um vermelho para ocasiões sofisticadas que assim o permitissem. Hoje os tempos são outros! A decoração de unhas acompanha qualquer situação e ocasião, seja formal ou descontraída. As festas temáticas, como festa de carnaval e festa junina, já contam com decorações características, festas informais à beira mar, as unhas recebem esmaltes coloridos e aplicações de adesivos ou pequenos apliques que tenham a ver com a ocasião, e por aí vai. Em todas as situações, as unhas estão decoradas de acordo!

Assim acontece também em festas tradicionais, como aniversários de quinze anos ou casamentos! As unhas recebem decorações de acordo com o estilo da festa e com a personalidade da debutante ou da noiva.

Normalmente em casamentos, a decoração fica um pouco mais restrita, já que as debutantes podem ousar um pouco mais em função da jovialidade da festa e por fazerem festas temáticas, como as com decoração inspirada em temas como Rock’n’Roll, Halloween,etc. que tem tudo a ver com as jovens de quinze anos. Já as noivas, tendem a ser mais delicadas e femininas e a decoração de suas unhas, embora possa ser bastante criativa, não deva ousar tanto em matéria de cores fortes, por exemplo. Normalmente as unhas das noivas levam apenas bases transparentes ou esmaltes bem clarinhos, francesinhas e aplicação ou desenhos de florezinhas e algum brilho discreto. A não ser, é claro, que a festa também seja temática e os noivos estilosos, como às vezes se vê, então sim, a noiva pode ser bem ousada e escolher o que sua imaginação pedir, afinal, é seu dia especial!

Veja algumas fotos de unhas de noivas

Veja um passo a passo bem simples para fazer uma decoração bem delicada!(www.camilaunhas.com)

  • Esmalte incolor,
  • Esmalte branco,
  • Esmalte renda,
  • Tinta  branca,
  • Tinta  amarela,
  • Glitter prata em pó (o mais fininho),
  • Palito de laranjeira.

Obs.: as marcas dos esmaltes ficam à sua escolha!

  1. passo: Passe uma camada de esmalte incolor nas unhas e depois o esmalte renda, será a parte de cima do nosso desenho.
  2. passo: Em seguida faça a espanhola que é feita com o esmalte branco, é para dar o efeito de sofisticação no modelo de unha decorada simples.
  3. passo: Depois da espanhola feita, passe mais uma camada de esmalte renda para dar o acabamento final no esmaltar das unhas.
  4. passo: Misture um pouquinho de glitter preto com esmalte incolor e vá colocando na linha que foi formada pela espanhola. Veja como deve ficar.
  5. passo: Com o palito de laranjeira e a tinta amarela faça três pontinhos um próximo do outro na parte mais clara do desenho (onde está pintado o esmalte renda). Veja a foto.
  6. passo: Agora é o momento de fazer as pétalas das nossas florezinhas.
  7. passo: Depois de feita as florezinhas é hora de passar o esmalte incolor.

Se você quer uma corzinha a mais podem ser colocadas algumas folhinhas verdes. Veja como fica.

Unha de noiva - passo a passo

Veja mais!