Por Marianna Feiteiro em 20/01/2014

Não é só o sol que pode te deixar com a cor do verão. Alguns alimentos são ricos em uma substância chamada betacaroteno, um tipo de carotenoide que oferece inúmeros benefícios para pele, dentre eles a promoção de um bronzeado natural, bonito e duradouro.

Veja receitas de suco para garantir um bronzeado bonito

Foto: Reprodução

O componente é encontrado em alimentos de cor alaranjada ou avermelhada, como a cenoura, mamão, batata-doce, abóbora, beterraba, maçã e pimentão. Ele estimula a produção de melanina na pele, agindo, assim, como um refletor dos raios solares e promovendo um bronzeado prolongado.

Os benefícios não param por aí. A melanina auxilia também na fotoproteção da pele, e a ação antioxidante do betacaroteno é capaz de realizar a renovação celular, combatendo os radicais livres, retardando o envelhecimento da cútis e fortalecendo a saúde da pele como um todo. Além disso, a substância ainda reduz a vermelhidão típica da pele no período pós-sol, evitando a ardência e mantendo a cútis sedosa.

A melhor forma de ingerir estes alimentos é em forma de suco, que além de permitir a ingestão de muitos nutrientes, ajuda na hidratação, essencial no período de calor. As preparações podem combinar diferentes ingredientes ricos em betacaroteno, potencializando o resultado. A indicação é consumir cerca de 1 copo do suco antes de se expor ao sol. No entanto, é importante notar que o excesso da substância pode causar efeitos indesejados, como o aspecto demasiadamente alaranjado da pele. Por isso, é importante ter parcimônia no consumo: ingira cerca de um copo de suco por dia durante 15 dias.

Consuma o suco logo antes da praia

Foto: Reprodução

Confira abaixo algumas receitas de sucos capazes de acelerar o prolongar o bronzeado:

Cenoura e gengibre

Ingredientes

  • 5 cenouras médias
  • 1 maçã verde
  • 1 pedaço de cerca de 2,5 cm de gengibre
  • ½ limão
  • 200 ml de água

Modo de preparo

Descasque as cenouras, remova o talo verde e corte as pontinhas. Pique em pedaços médios. Descasque também o gengibre e o limão. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida, sem coar.

A cenoura combinada à maçã e ao gengibre acelera o bronzeamento

Foto: Reprodução

Pepino e beterraba

Ingredientes

  • ½ pepino
  • ½ beterraba
  • ½ maçã vermelha
  • ½ cenoura
  • 200 ml de água

Modo de preparo

Descasque o pepino, a beterraba e a maçã e corte todos os ingredientes em cubinhos. Bata tudo no liquidificador e consuma em seguida, sem coar.

Veja mais!