Por Daiane Silva em 26/01/2012

Esse é um dos maiores truques de maquiagem já inventados! Ele é responsável pelo ar saudável, pelo brilho discreto na pele e a iluminação de olhares e jogos de luz e sombra nas feições do rosto. Assim é que as estrelas hollywoodianas aparecem perfeitas em fotos e a gente fica aqui, se perguntando como elas conseguem ter uma pele tão maravilhosa! Tudo mérito da maquiagem e do iluminador! E o melhor disso é que eles estão à disposição de simples mortais também!

Qualquer mulher pode aparentar ter pele de porcelana e aquele brilho discreto, obviamente bem diferente do brilho oleoso do excesso de gordura da pele! Aliás, quem tem pele oleosa, pode também iluminá-la, desde que não esqueça da etapa anterior à maquiagem, que é a limpeza, a tonificação e a hidratação, que tornam a pele preparada para receber os outros produtos, inclusive o iluminador!

Como escolher o iluminador e onde se aplica?

De cores variadas, o iluminador não se resume ao branco, pode ser creme, rosado, champanhe, bronze, dourado,etc. e também em várias texturas, como: líquido, em pó solto, cremoso ou compacto.

PARA QUEM TEM PELE OLEOSA: opte por produtos com pouco brilho e em pó, pois estes vão proporcionar uma luminosidade mais seca e discreta, também perfeita para quem não deseja chamar atenção demais.

SUGESTÃO: Blush Infinitif – Tracta.

PARA AS NOITES NA BALADA: aplicar um iluminador cremoso, com pequenos brilhos dourados. Se a época for de VERÃO: tom de bronze para morenas e champanhe para peles claras. Os iluminadores cremosos são os que mais se destacam na pele.

SUGESTÃO: Sombra Cremosa Vult Soleil, cor 01.

APLICAÇÃO:

  • Pode ser aplicado no arco da sobrancelha, para iluminar os olhos;
  • nas têmporas (ao lado das sobrancelhas), em formato de “C”, dá glamour ao visual;
  • e, no canto interno dos olhos “abre” o olhar!

Como passar o iluminador

 

  • quando aplicado logo acima do blush, dá um  ótimo efeito também! Mas observe para que não tenha uma linha divisória entre o blush e o iluminador, aplique-os bem próximos um ao outro!

Como passar o iluminador - 2

 

  • Na “Zona T”, o iluminador usado deve ser sem muito brilho, assim, o resultado será bem natural!
  • No “V” da boca o iluminador destaca os lábios.

Como passar o iluminador 3

 

Como usar corretamente

  • Ele é que finaliza a maquiagem e dá aquele toque especial, aquele brilho a mais de destaque. Assim que acabar de aplicar os outros produtos de cobertura da pele, como: base, corretivo, pó e blush, aplique onde julgar necessário. O ideal é que se maquie sob luz natural, assim, os efeitos ficam mais nítidos e não se corre o risco de exagerar.
  • Para a aplicação, pode-se usar pincéis de sombra ou base ou até a ponta do dedo, depende do local.
  • Um detalhe que não pode ser esquecido: o iluminador tem a função de iluminar a face, de modo geral, ou salientar algum detalhe, portanto, se desejar chamar a atenção para algum ponto do rosto é com ele que deve ser feito, assim como, se quiser disfarçar algum detalhe, como um nariz mais largo, por exemplo, não deve aplicar iluminador sobre essa região.
  • Quem desejar, pode aplicar discretamente, um iluminador com brilhos dourados nos ombros e colo, ao usar blusinhas cavadas ou decotadas, fica muito bonito o efeito!

Veja mais!