Por Marianna Feiteiro em 17/01/2014

O que é popularmente conhecido como olhos fundos na verdade se trata de um tipo específico de olheira: a goteira lacrimal profunda. Ela forma uma espécie de sulco fundo na bolsa abaixo dos olhos, causando um sombreado na região e fazendo com que ela pareça escura. Geralmente, toda a região em torno dos olhos fica com uma coloração arroxeada, dando a impressão de “olhos fundos”.

Kim Kardashian: olhos fundos

Foto: Reprodução

Muitas meninas se incomodam com esse traço da feição e buscam formas de amenizá-lo através da maquiagem. Há, sim, meios para isso, mas é preciso saber usá-los da maneira certa, caso contrário, as características podem ser acentuadas.

Olheiras profundas: como disfarçar

O segredo para disfarçar olheiras está no bom e velho truque de iluminar e sombrear. Tudo que é iluminado se destaca, enquanto as partes que são sombreadas tendem a ficar mais ocultas e também mais “fundas”. Pense, por exemplo, no blush: para afinar o rosto e ressaltar as maçãs, usa-se pó bronzeador ou um blush mais escuro logo abaixo do osso da bochecha, fazendo com que essa região fique mais profunda e, automaticamente, deixando as maçãs do rosto mais proeminentes. O mesmo vale para os olhos. Veja o passo a passo para disfarçar as olheiras e acabar com o efeito de “olhos fundos”:

Cléo Pires sabe disfarçar os olhos fundos com maquiagem

Foto: Reprodução

Comece aplicando um corretivo de cor laranja somente na região das olheiras. A cor é capaz de neutralizar o tom arroxeado das bolsas.

Passe base no rosto todo normalmente, tomando cuidado para não remover o corretivo laranja.

Em seguida, com muito cuidado e parcimônia, aplique um corretivo um tom mais claro que a sua pele em torno dos olhos. Isso vai fazer com que a área se sobressaia, eliminando a impressão de olhos fundos. Espalhe muito bem o produto e use-o em pouca quantidade. Ele deve se mesclar naturalmente ao tom da base usado anteriormente, caso contrário, produzirá o efeito “panda invertido”.

Cuidado para não acabar com o efeito "panda invertido", como Eva Longoria

Foto: Reprodução

Uma vez que os tons estejam bem incorporados, é preciso selar os produtos cremosos com um bom pó fixador. Prefira o translúcido, que tem acabamento mais natural e não irá interferir na cor.

Na sequência, é hora de maquiar os olhos. Aplique uma sombra neutra e discreta em toda a pálpebra móvel para começar. Passe bastante lápis preto na linha d’água e também na parte externa, rente aos cílios inferiores e superiores. Capriche na quantidade e dê uma leve esfumada com um pincel chanfrado. Isso irá destacar e chamar atenção para os olhos.

Aplique uma sombra marrom escura para marcar o côncavo e o canto externo do olho. Procure não pesar a mão, pois isso pode “afundar” seus olhos.

Finalize com bastante máscara para cílios e ilumine o cantinho interno dos olhos.

Veja mais!