Por Natália Petrin em 17/12/2015

Com a chegada das férias vem o verão e a busca por um corpo sarado. Por isso, nada melhor do que focar em treinos funcionais, atividades físicas que irão fazer o seu corpo queimar calorias de maneira rápida e prática, ajudando você na incessante busca por resultados incríveis, como emagrecimento e a tão sonhada definição muscular. E aí, preparado para o treino? Confira agora!

O que são treinos funcionais?

São exercícios de aptidão funcional que irão trabalhar músculos em conjunto e prepará-los para as tarefas diárias, simulando movimentos comuns que você pode fazer em casa, no trabalho, na praia ou durante atividade esportiva.

Os exercícios funcionais enfatizam a estabilidade do corpo. Por exemplo, um agachamento é um exercício funcional, pois ele treina os músculos usados quando você pega algum objeto no chão. Isto é, preparando o seu corpo para um bom desempenho em uma variedade de situações do dia a dia.

Onde posso praticar treinos funcionais?

Treinos funcionais para fazer durante as férias

Foto: Pixabay

Os exercícios funcionais podem ser feitos em casa, na rua, na praia ou até mesmo na academia. Alguns dos acessórios mais utilizados para treinos funcionais são:

  • Bola fitness;
  • Kettebell (bola de ferro com alça);
  • Pesos;
  • Elásticos;
  • Medicine ball;
  • Pula corda;
  • Bosu, entre outros.

Dicas de treinos funcionais

Pula-corda: é um excelente exercício para o emagrecimento e muito recomendado para diminuir a cintura e a circunferência abdominal. E o melhor, a corda é portátil e você pode utilizá-la onde quiser.

Caminhada náutica: incremente a sua caminhada na praia usando a água para criar resistência, uma ótima dica é realizar o exercício na orla do mar, cobrindo preferencialmente as canelas. Arraste as pernas e não suspenda o joelho por cima da água. Caso esteja dentro de uma piscina, a dica é correr dentro d’água.

Corrida com elástico de tração: peça para alguém segurar um elástico que estará em volta da sua cintura, então inicie uma corrida em velocidade moderada até que o elástico se tencione.

Caminhada com afundo: faça uma caminhada dando passos grandes para frente, flexionando os joelhos até que o de trás encoste na areia. Alterne as pernas contando até chegar em 16 passadas. Se preferir intensificar o treino, realize o mesmo exercício segurando uma medicine ball na altura do peito enquanto faz a atividade.

Subida e descida de escadas: se você mora em apartamento, esta atividade é perfeita para você. Suba e desça escadarias, e a cada semana aumente o número de subidas e descidas, o exercício trabalha quase todos os músculos das pernas, além de glúteos e barriga.

Lembre-se sempre de utilizar filtro solar em exercícios que você se exponha muito aos raios solares, utilize sempre um tênis e roupa confortável e beba sempre muita água diariamente para hidratar o organismo.

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