Publicado por Anna de Cássia

Qual é a mulher que não sonha em ter uma pele lisinha e macia igual a das modelos e artistas? Mas ficar só rezando e esperando que Deus te faça acordar assim não vai funcionar muito. É necessário adquirir uma série de hábitos e incluir os cuidados com a beleza à sua rotina. Os poros dilatados são um problema que afeta a maioria das mulheres, principalmente aquelas que possuem uma pele muito oleosa.

Tratamentos para fechar os poros do rosto

Foto: Reprodução

A testa, o nariz e o queixo formam a “Zona T”, que é a área onde aqueles “furinhos” mais aparecem na pele. Esses poros dilatados acabam acumulando gordura e células mortas e às vezes podem até influenciar na formação de acne, por isso é importante combatê-los. Eles são mais frequentes no verão, quando suamos mais e nossa pele fica ainda mais oleosa, mas também estão presentes no inverno. Por isso é importante sempre manter a pele limpa. O controle da oleosidade é fundamental para os poros voltarem a seus tamanhos normais.

Cuidados importantes para evitar os poros dilatados

  • Apenas passar o sabonete na hora do banho não resolve. Lave o rosto todos os dias com água morna e um sabonete próprio para a higiene desta parte do corpo. Se tiver tempo, lave duas ou três vezes por dia. Também é recomendado fazer limpeza de pele profissional pelo menos uma vez a cada mês.
  • Depois de lavar o rosto no procedimento descrito a cima você deve aplicar um hidratante facial. Mas tome cuidado na hora de comprar, pois é importante que o produto seja próprio para peles oleosas. O mesmo cuidado deve ser tomado com o protetor solar.
  • Uma alimentação saudável é fundamental para controlar a oleosidade da pele. Evite muito chocolate e comidas gordurosas como frituras.
  • Esfoliar a pele uma ou duas vezes por semana pode ser o grande segredo para manter os poros sempre em perfeito estado. Mas não adianta esfoliar com muita força, só vai prejudicar a pele.
  • Não utilize maquiagem em excesso todos os dias, pois isto obstrui os poros. E o mais importante de tudo: Nunca, em hipótese alguma, durma sem retirar a maquiagem. Faça a limpeza com um removedor específico ou lavando com o sabonete facial como ensinamos na primeira dica.

Tratamentos caseiros para fechar os poros

Clara e pepino

  1. Amasse 1/3 de um pepino até que ele vire uma pasta.
  2. Misture esta pasta com clara de ovo.
  3. Armazene em um pote tampado e leve à geladeira por aproximadamente 30 minutos. É importante a mistura estar bem gelada.
  4. Mele um algodão na mistura e passe no rosto, dando privilégio à testa, nariz e queixo.
  5. Deixe na pele por 10 minutos e depois enxague com água fria.
  6. Esta receita pode ser conservada por até três dias se for armazenada na geladeira em um pote fechado.

Chá de camomila

  1. Faça um chá de camomila e leve à geladeira para que fique bem gelado.
  2. Umedeça no chá um pedaço generoso de algodão e aplique sob as áreas com poros dilatados (Zona T).
  3. Deixe o algodão no rosto por 10 minutos, depois tire e lave com água fria.
  4. Esta é uma ótima receita para fechar os poros!

Veja mais!