Por Wanessa Galvão em 20/06/2013

O processo de limpar a pele de maneira adequada deve ser feito diariamente. Essa é uma ação de cuidado e deve ser encarada com a mesma importância que a escovação dos dentes e o banho. O primeiro passo é limpar, um sabonete esfoliante ou uma espuma de limpeza já resolve o caso, mas é no segundo passo que muitas se enrolam, porque algumas marcas de produtos faciais oferecem tônicos para essa etapa, enquanto outras oferecem adstringentes.  Se você é dessas que fica meio perdida nessa parte continue lendo nossa matéria e nunca mais fique em dúvida de qual escolher.

Tônico ou adstringente, qual escolher?

Foto: Reprodução

O tônico e o adstringente

O adstringente nada mais é do que uma especificação do tônico facial comum, que também pode se apresentar com o nome de “loção adstringente”, deve ser utilizado por pessoas com peles mistas e oleosas, que desejam uma limpeza mais profunda, o tônico facial é indicado para as pessoas que têm a pele seca e necessitam hidratar o rosto e limpá-lo de uma maneira mais suave.

O produto deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele da pessoa que vai usar. O tônico facial comum, que é mais hidratante, pode ser usado por todos os tipos de pele, mas não se mostra tão eficaz nas peles mistas e oleosas por eliminar as toxinas de uma maneira mais leve.

Já o adstringente, que tem esse nome porque adstringe os poros, ou seja, contrai os poros, é mais recomendado para pessoas com peles mistas à oleosas e deve ser evitado por pessoas com peles secas, pois contém uma maior concentração de álcool e ácido salicílico que o tônico, ajudando a reduzir a oleosidade do rosto e a diminuir a produção de sebo prevenindo o surgimento de cravos e espinhas..

Os dois devem ser usados após a limpeza da pele.

Os benefícios do uso

Tanto o tônico, quanto o adstringente preparam a pele para receber a hidratação, promovendo uma limpeza profunda e ajudando na tonificação da pele. Além disso, os dois ajudam a equilibrar o PH da pele e a eliminar as toxinas que foram acumuladas ao longo do dia e vestígios de maquiagem.

O uso contínuo de qualquer um dos produtos faz com que a micro-circulação do rosto melhore e a pele fique mais macia e suave.

Veja mais!