Por Tailane Paulino em 26/03/2019

Quem tem manchas escuras no rosto, sabe que elas incomodam e podem ser um problema. Nesse post você vai ver como tirar manchas do rosto com bicarbonato, além de algumas dicas de cuidados que se deve ter com o tratamento.

Primeiramente, o bicarbonato de sódio é o nome comum dado ao hidróxido de sódio. Ele é uma substância muito utilizada em alimentos industrializados, produtos de limpeza e até mesmo em remédios para azia.

Mas um outro benefício pouco conhecido do material, é a sua qualidade de esfoliar e ajudar a clarear manchas da pele. Isso porque, ele age de maneira abrasiva, retirando a camada de células mortas e ajudando a renovar a pele.

Esse efeito é igual ao que acontece com os tratamentos feitos com cremes industrializados, eles retiram a parte que não serve mais. Assim, a pele consegue se renovar sozinha, sem as manchas escuras, que tanto incomodam.

Como usar o bicarbonato para tirar manchas escuras da pele?

O uso ideal do bicarbonato para retirar manchas da pele, é como uma máscara facial comum. Ele pode ser usado sozinho, apenas com água, ou com a mistura de outros ingredientes.

Mulher aplicando creme

O bicarbonato de sódio pode ser utilizado sozinho ou combinado a outros ingredientes (Foto: depositphotos)

Dessa forma, é possível ter ainda mais benefícios, que são aliados com os do bicarbonato. Por exemplo, a babosa ou aloe vera tem um efeito cicatrizante e se usada com o sal, ajuda na cicatrização da pele.

Caso queira usar apenas com água, é só misturar uma colher (de sopa) do bicarbonato com uma de água e misturar bem até virar uma pasta. Logo depois você pode aplicar no rosto limpo e esperar secar. Depois enxaguar bem o rosto e passar um hidratante facial.

Confira aqui algumas misturas que podem ser feitas com o bicarbonato de sódio para clarear a pele:

  • Bicarbonato de sódio com limão
  • Bicarbonato de sódio com óleo de coco
  • Bicarbonato de sódio com leite de rosas
  • Bicarbonato de sódio com mel
  • Bicarbonato de sódio com babosa
  • Bicarbonato de sódio com clara de ovo.

A seguir você pode conferir como preparar cada uma dessas misturas e os benefícios que elas promovem na pele!

Bicarbonato de sódio com limão

O limão tem o mesmo efeito que o bicarbonato de sódio. Ou seja, ele funciona como um abrasivo e esfoliante natural, quando usados juntos, os efeitos dos dois são multiplicados.

Para fazer uma máscara clareadora de bicarbonato com limão você vai precisar de uma colher (de sopa) de bicarbonato de sódio e uma colher (de sopa) de suco de limão.

Basta misturar os dois ingredientes até obter uma pasta lisa, aplicar no rosto limpo e deixar por 20 minutos. Depois disso, basta enxaguar bem com água fria e aplicar um hidratante facial.

Essa receita é indicada para ser feita apenas a noite e é importante lembrar de sempre usar filtro solar. Isso porque, o sol pode queimar e manchar ainda mais a pele, após esse tratamento.

Bicarbonato de sódio com óleo de coco

O óleo de coco é um material que ajuda a manter a hidratação da pele. Sendo assim, ele é ótimo para ser usado em peles sensíveis ou que foram expostas ao sol.

Ao usá-lo com o bicarbonato de sódio, ele ajuda a manter a pele hidratada, mesmo após a esfoliação. Para fazer a máscara você vai precisar de uma colher (de sopa) de bicarbonato e uma colher (de sopa) de óleo de coco.

Basta misturar os dois ingrediente até obter uma mistura lisa e aplicar no rosto limpo. Deixar por 20 minutos e logo depois enxaguar bem com água fria. O ideal é aplicar um hidratante após o tratamento, para ajudar a acalmar a pele.

Bicarbonato de sódio com leite de rosas

O leite de rosas é um material que também tem função clareadora de manchas. Se combinado com o bicarbonato de sódio isto é ampliado e é possível obter um resultado ainda melhor.

Para fazer o tônico é necessário um vidro de 60 ml de leite de rosas e uma colher (de sopa) de bicarbonato de sódio. Para preparar, basta misturar os dois e agitar bem, depois disso deixar a mistura descansar por algumas horas.

O tônico deve ser aplicado com um algodão, sobre todo o rosto antes de dormir. No outro dia, é preciso enxaguar bem, para tirar todos os resquícios do produto e aplicar um protetor solar. O ideal é que não se use todos os dias, para não irritar a pele.

Mel com bicarbonato de sódio

O mel é um ingrediente natural, que ajuda a diminuir a oleosidade e a inflamação da pele. Por isso, ele é perfeito para ser misturado com o bicarbonato de sódio, já que, dessa maneira, poderá ser usado até mesmo em peles sensíveis.

Para fazer esta máscara você vai precisar de uma colher (de sopa) de bicarbonato e uma colher (de sopa) de mel. Basta misturar os dois até conseguir uma pasta lisa e aplicá-la sobre todo o rosto. Pode ser necessário colocar um pouco de água na mistura, para que ela fique mais rala.

Para ter os resultados basta deixar a máscara no rosto por 20 minutos, depois enxaguar e aplicar um hidratante facial. Caso vá sair de casa depois, não se esqueça de aplicar um bom protetor solar, para evitar o aparecimento de mais manchas, devido à pele sensível.

Bicarbonato de sódio com babosa

A babosa é uma planta conhecida e bastante usada em tratamentos para a pele, cabelos e também contra queimaduras. Isso porque ela possui muita água na sua composição, além de uma poderosa ação cicatrizante.

Uma máscara misturando o interior da planta e o bicarbonato ajuda a clarear as manchas, ao mesmo tempo que previne o surgimento de espinhas e acalma a pele.

Para o preparo será preciso duas colheres (de sopa) de bicarbonato e três colheres (de sopa) do gel que é retirado do interior das folhas de babosa. Basta misturar bem os dois e aplicar sobre o rosto.

O ideal é que a máscara fique agindo por meia hora. Logo depois desse tempo, basta enxaguar com água morna e aplicar um hidratante facial.

Bicarbonato de sódio com clara de ovo

A clara de ovo já uma velha conhecida das indústrias de cosméticos. Sendo bastante utilizada em produtos que prometem rejuvenescer e dar mais firmeza para pele. O nome mais comum é ela ser encontrada como albumina, isso é a proteína do ovo que foi isolada e utilizada nos produtos.

Contudo, é possível ter o mesmo efeito em casa, com o bônus de conseguir clarear as manchas escuras causadas por queimaduras ou espinhas. Para isso você vai precisar de, uma clara de ovo e uma colher (de sopa) de bicarbonato.

O modo de preparo é simples, basta misturar bem os dois ingredientes e depois aplicar sobre o rosto. Após esse procedimento, deixar agir por 20 minutos, é preciso enxaguar bem com água fria e aplicar um hidratante facial.

O bicarbonato de sódio funciona mesmo para clarear a pele?

Sim, o bicarbonato de sódio funciona para clarear a pele. Contudo, não é efetivo em todo tipo de mancha e nem pode ser usado em todos os tipos de pele.

Isso porque, o sal age retirando a camada de células mortas que estão na pele. Isso ocorre por causa da ação abrasiva e esfoliante do material, que também ajuda a deixar a pele mais macia. Porém, um pouco sensível após o uso.

Dessa forma, apenas manchas causadas por lesão podem ser tratadas com o uso do bicarbonato. Desse modo, ele é pouco ou nada efetivo contra quem tem manchas naturais da pele, como sinais e sardas. Isso porque, elas geralmente, não surgiram após algum machucado, mas pela concentração de melanina naquela região.

Também é preciso tomar cuidado com a periodicidade do tratamento, que não deve ser feito todos os dias. Pois pode acabar retirando a camada de células que protege a pele e agravar o problema com as manchas.

Quais manchas de pele podem ser amenizadas com bicarbonato?

Como já foi falado, manchas naturais da pele como sardas e sinais não vão sofrer nenhuma alteração com o uso do bicarbonato. Isso porque, ele age retirando as células mortas e promovendo a renovação do tecido. Caso os sinais sejam genéticos, ele irão ressurgir com as novas células da região.

Da mesma forma, que ele tem a ação abrasiva, isso faz com que manchas que surgiram após lesões na pele possam ser clareadas com este processo. Isto acontece porque a parte machucada da pele, que ficou escura, é retirada no processo.

Mulher espremendo espinha

Manchas de espinhas e melasmas podem ser atenuadas com o uso do bicarbonato (Foto: depositphotos)

Por isso, quem sofre com marcas escuras causadas por espinhas, melasmas, que costumam surgir durante a gravidez, ou até manchas causadas pelo sol ou por produtos de pele, podem se beneficiar com o tratamento.

O bicarbonato pode, e é, bastante usado para clarear as regiões das axilas e virilhas. Que acabam escurecendo devido ao uso do desodorante, ou atrito com as roupas.

Quais os outros benefícios do bicarbonato para a pele?

Além dos benefícios já mencionados, o bicarbonato ajuda a deixar a pele mais bonita e macia. Isso porque é um esfoliante natural, que ajuda na renovação da pele.

Como tem ação bactericida, ele pode ajudar ainda a evitar o surgimento de espinhas. Pois ele consegue eliminar as bactérias que podem causar alguma infecção.

Quem tem a pele oleosa também pode se beneficiar com as propriedades adstringentes do sal. Desse modo, ele ajuda no controle da oleosidade, proporcionando menor incidência de cravos no rosto.

Quem não pode fazer o tratamento caseiro com bicarbonato?

Como qualquer outro tratamento caseiro, é preciso tomar cuidado com as contraindicações ao se usar o bicarbonato de sódio. Isso porque, algumas pessoas podem acabar piorando o problema das manchas escuras, com o uso do material.

Desse modo, caso tenha a pele muito sensível ou esteja com espinhas ou outras lesões não se deve usar o bicarbonato. Pois, por causa do efeito abrasivo da substância o problema pode agravar e causar até reações alérgicas.

Como é dito pelo médico Lucas Fustinoni, o uso do bicarbonato nessas pessoas pode piorar o quadro das manchas. Em casos mais graves, o bicarbonato pode até mesmo causar algumas lesões na pele.

Cuidados que devem ser tomados

Agora que você já sabe como tirar manchas do rosto com bicarbonato de sódio, é preciso ficar atento a alguns cuidados que se deve ter durante o tratamento.

Antes de tudo, é importante saber que por deixar a pele mais sensível, nunca se deve fazer o uso do bicarbonato e depois se expor ao sol. Isso pode aumentar as manchas e até causar queimaduras.

Por isso, o ideal é que o tratamento seja feito sempre a noite. Outro ponto importante é nunca usar o material no rosto todos os dias e sempre aplicar um hidratante, para acalmar a pele e evitar irritações.

Veja mais!