Por Daiane Silva em 20/09/2011

O poder do make

A maquiagem tem o poder incomparável de fazer verdadeira mágica, destacando pontos fortes e disfarçando pontos fracos de nosso rosto. Assim como uma maquiagem bem feita levanta um visual e deixa a mulher com um brilho especial, uma maquiagem feita de modo errado pode derrubar a produção e até torná-la o “centro das atenções”, mas de maneira pejorativa!

Vamos ver quais os tipos de maquiagem são mais comumente usados e em quais situações!

Maquiagem natural

  • Natural: é perfeita para ir ao trabalho ou para fazer compras, por exemplo, ou seja para usar no dia a dia. Basta cobrir a pele com uma base no tom de sua pele, aplicar um blush que pode ser pêssego, tangerina ou rosa claro e a seguir, aplicar um pouco de gloss incolor ou de cor clara. Se quiser realçar um pouco o olhar, use um pouco de rímel, sem apelar para delineadores ou lápis ao redor dos olhos.
  • Elegante: esta é a make ideal para casamentos ou festas mais formais. Pode ser feita usando uma base com até dois tons mais claros que o da sua pele. Passe corretivo nas olheiras, em cima e embaixo dos olhos, até que os tons se misturem. Use sombra branca ou bege claro no canto interno dos olhos e cinza, negro ou marrom no canto externo (de acordo com sua preferência). Use o delineador para traçar em cima dos cílios de maneira que fique um pouco mais grosso na parte externa. Use máscara para cílios que dão bastante volume para abrir o olhar e deixar a make mais sofisticada. Coloque batom nos lábios em tom mais marcante, também de acordo com seu gosto. Opte por um tom suave de blush com a mesma tonalidade do batom escolhido.
  • Balada:  cores vibrantes é que são indicadas. Após aplicar uma base em tom claro na pele e fazer uso do corretivo, você pode optar por tons coloridos de lápis ao redor dos olhos, como roxo, verde ou azul. A sombra deve ser do mesmo tom do lápis. Você pode utilizar outras cores nas sombras, seguindo as dicas que lembram de usar tons escuros na parte externa do olho e os mais claros na parte interna. É permitido fazer um dégradé, utilizando até três cores. Levante o olhar com um iluminador embaixo das sobrancelhas. O blush discreto, pode ser bronze ou pêssego (já que os olhos vão estar bastante coloridos) e por fim um batom ou gloss que pode ser nude ou transparente, apenas para deixar os lábios com efeito molhado.
  • Sofisticado: Para criar um efeito fatal destacando apenas os olhos, use sombra e delineador negro, fazendo um contorno que acompanhe o desenho dos olhos e dando uma leve repuxada nos cantos externos. Esfumace se necessário. Use também, bastante máscara e um pouco de iluminador embaixo das sobrancelhas. Um pouco de blush neutro e gloss incolor são suficientes para completar o look arrebatador.

Veja mais!