Por Priscila Melo em 22/06/2015

Existe uma grande diversidade de tipos e formas de escovas de cabelo, com o passar do tempo e com as novas tecnologias, até mesmo elas têm passado por modificações. Especialistas criam modelos de escovas diferenciados que são elaborados para facilitar a escovação e deixar os cabelos ainda mais bonitos. Mas com uma variedade tão grande de modelos e marcas, como escolher o melhor tipo de escova para o seu cabelo? Veja agora algumas dicas e conheça os melhores tipos para o seu cabelo.

O fio do cabelo

A primeira coisa que se deve fazer antes de escolher a escova de cabelo é conhecer o seu fio de cabelo. A partir disso é que podemos começar a escolher a ideal. Quanto mais grosso for o fio do seu cabelo, maior deve ser o corpo da escova, assim como o espaço entre uma cerda e outra.

Os formatos das escovas

O formato de uma escova de cabelo diz muito sobre ela. As que possuem o corpo grande e se assemelham a uma raquete são muito usadas para desembaraçar os fios. Já aquelas que possuem o formato cilíndrico são ideais para modelar e alisar os fios.

As escovas que possuem cerca de 5 cm de diâmetro, chamadas de redondas médias, como é possível perceber pelo próprio nome, são mais indicadas para escovar cabelos médios. Já os modelos maiores, que têm a partir de 10 cm de diâmetro, são os mais indicados para alisar os cabelos, independentemente do comprimento, essas escovas são as melhores.

Tipos de escova de cabelo

Foto: Reprodução

As cerdas

As cerdas podem variar bastante de acordo com o material e o tamanho. Existem cerdas de nylon ou materiais naturais, como por exemplo o pelo de javali ou de porco. As cerdas com materiais naturais são as mais caras, pois são mais duráveis e resistentes ao calor do secador. Elas são ideias também para modelar e alisar os cabelos com química ou que estão muito danificados, pois são mais suaves. Quando tem uma mistura de cerdas de acetato longas e naturais curtas, a escova fica mais firme. Enquanto as cerdas artificiais alisam bem a raiz dos fios, as cerdas naturais oferecem um bom polimento.

As escovas para secar os cabelos

Para secar os cabelos, existem alguns tipos de escovas específicos que são mais indicados. As que possuem cerdas de materiais naturais são mais resistentes ao calor. Mas as que misturam os dois tipos de materiais são as mais indicadas para alisar, as que possuem bolinhas nas pontas aumentam a tração dos fios, porém não são indicadas para os cabelos cacheados.

As escovas que possuem o corpo de metal ou de cerâmica agilizam e potencializam a ação do secador para alisar e modelar, pois estas absorvem melhor o calor. Para as pessoas que querem diminuir o frizz o ideal é usar os modelos ionizados.

As escovas para desembaraçar

Tangle Teezer

Foto: Reprodução

Se você quer uma escova para desembaraçar, as mais indicadas são as que parecem com raquetes, principalmente para as pessoas que possuem fios mais firmes e grossos. Escolha uma escova de modelo grande e com as cerdas maleáveis de silicone. Uma das escovas de desembaraçar mais famosas devido ao seu design ergonômico e às suas cerdas flexíveis é a Tangle Teezer.

Veja mais!