Por Natália Petrin em 05/04/2016

Menstruação pode ser um tabu para muitas mulheres, mas não tem mesmo alternativa: faz parte da vida de todas e é preciso de qualquer jeito aprender a lidar com isso. Com ocorrência mensal, esse período pode trazer inúmeros transtornos para as mulheres, ao contrário do que pensam os homens, que acham que sofrem sozinhos com o jeito que as integrantes do grupo feminino ficam nessa época.

Imagem de mulher segurando absorvente interno

Foto: Depositphotos

Chorar por qualquer coisa

Um cutucão, uma palavra avessa e até mesmo um comercial mais bonito ou uma cena da novela que seja levemente regada a emoções: choro na certa. Por motivos hormonais, as mulheres ficam mais emotivas nesse período, de forma que o choro é algo praticamente inevitável para algumas delas.

Se sentir insignificante

Se no período fértil as mulheres costumam sentir-se maravilhosas, durante o período menstrual certamente sentem-se péssimas, a autoestima se joga no chão e até as espinhas aparecem para deixar as coisas ainda piores.

Comer, comer e… comer!

A maioria das mulheres, nesse período, sente um desejo absurdo por comidas diversas, mas principalmente pelos doces. Muitas não sabem, mas comer chocolate ajuda muito a acalmar as ocorrências de irritação e sensação de fome desenfreada.

Sentir vergonha

Durante esse período também tem aquelas que sentem vergonha de comprar absorventes ou coletores menstruais, mas sério, meninas: não tem nada de errado nisso, certo? É algo que faz parte da vida de todas as mulheres. Não tem nada de errado nisso. Se informe com seu médico os tipos diferentes de absorventes, coletores e opções para esse período tão incômodo. Isso vai fazer muita diferença, por exemplo, se você tem medo de vazamentos ou daquele odor desagradável que pode vir a ser comum nesse período.

Fugir da academia

É, você não está sozinha. Nesse período milhares de mulheres deixam de ir à academia com medo de vazamentos e incômodos. Procure, novamente, se informar sobre os absorventes que podem ajudar e não deixe a prática de exercícios de lado, afinal, isso só ajuda a aliviar sintomas da TPM, como as cólicas, por exemplo.

Deitar e não querer sair da cama por nada

A posição fetal é ótima para quem está sofrendo com as cólicas menstruais, não é mesmo? Agora junte o período menstrual, com a vontade de chorar, o chocolate e a cama! Combinação perfeita. A vida continua, mesmo que a gente esteja com dores e com esse incômodo causado pela menstruação.

Veja mais!