Por Débora Silva em 24/07/2014

Além das tendências da moda para as roupas e cabelos, as semanas de moda também nos mostram quais são as tendências de maquiagem para esse inverno. A maquiagem dos desfiles mostra a principal tendência da temporada: parecer que não está maquiada, imitando o que existe de mais bonito, da maneira mais natural possível.

No geral, os desfiles nos mostram que a tendência é deixar os olhos com sombras difusas, bem esfumadas, sem traço de delineador ou lápis e os cílios bem naturais; o blush é praticamente anulado na estação e, nos lábios, tons menos vibrantes e com textura matte ou deixar sem nada, totalmente natural. Veja a seguir algumas das principais tendências de maquiagem da estação fria para você se inspirar.

Quanto mais natural, melhor

Tendências de maquiagem para esse inverno

Foto: Reprodução

Pele

Em desfiles de algumas grifes, tais como Acquastudio, Gloria Coelho, Reinaldo Lourenço e outros, deu para ver que a tendência é deixar a pele o mais natural possível, com acabamento semi-mate, sem a aparência de maquiada e com jeito de bem cuidada. O indicado é optar por produtos de cobertura suave e, caso a sua pele precise de correção extra, experimente uma mistura de corretivo líquido, base e hidratante.

Boca

Nos desfiles de grifes como Triton, Forum, Gloria Coelho e Colcci, a boca aparece com cor, porém sem traços perfeitos. Ao contrário das últimas temporadas, em que as bocas eram perfeitamente delineadas e com cores intensas, a tendência dessa temporada são os lábios corados, mas o batom é passado de forma suave e sem contornar a boca.

Tendências de maquiagem para esse inverno

Foto: Reprodução

Maçãs do rosto

A tendência deste inverno para o blush é o “blush frontal”: imita o corado natural da pele, como aquele em que ocorre após uma caminhada sob o sol ou uma corrida leve. O truque para escolher a cor certa é dar umas leves beliscadas na bochecha e ver como fica, aí é só comprar um produto no mesmo tom. Essa tendência apareceu em desfiles da Triton, Alexandre Herchcovitch, Animale, dentre outros.

Iluminador

Presente em todos os desfiles, o iluminador pode ser em forma de creme, líquido, ou ainda, substituído pelo gloss. Alguns pontos estratégicos, como o alto das maçãs, têmporas, queixo, osso do nariz e V dos lábios pedem mais atenção.

Olhos

Tendências de maquiagem para esse inverno

Foto: Reprodução

Os desfiles da Acquastudio, Juliana Jabour, Cavalera e Animale também mostraram a tendência da temporada no que se refere à maquiagem dos olhos: elaborado e escuro, com sombras nas cores cinza, preto e vinho, intensas e esfumadas, fazendo “gatinho” no canto externo dos olhos. O rímel foi dispensado ou usado em pequena quantidade, bem discreto.

Veja mais!