Por Ana Ligia em 14/10/2016

13 de Outubro é o Dia Mundial da Conscientização sobre a Trombose e é uma ótima oportunidade para reforçar alguns cuidados necessários para evitar a doença que provoca o maior número de mortes evitáveis nos hospitais.

De acordo com a Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia, as mortes em hospitais que foram ocasionadas pela trombose poderiam ser evitadas.

Pensando nisso, a ArjoHuntleigh desenvolveu dois aparelhos hospitalares: o Flowtron ACS900, um sistema de compressão ativa para prevenção uniforme e sequencial de tromboembolismos venosos; e o Flowtron Excel, sistema clinicamente eficiente, não-invasivo, mecânico de profilaxia, desenvolvido para reduzir a incidência de Trombose Venosa Profunda (TVP) durante todos os tipos de cirurgia.

Técnicas para melhorar a circulação do sangue e combater a trombose

Foto: depositphotos

Os dois equipamentos contam com um sistema de prevenção de trombose venosa profunda e possuem perneiras de tecido leve e poroso, que garantem maior conforto e ajudam a prevenir o acúmulo de calor e umidade.

A diretora de marketing do grupo Getinge, Jennifer Herbstexplica como funciona o recurso: “Ao aplicar a compressão em um membro, através de dispositivos com o comprimento da panturrilha ou da coxa, ele aumenta a velocidade do sangue nas veias profundas, reduz a estase e estimula a fibrinólise – método natural do corpo para prevenir e desfazer os coágulos”, garante.

Além de cirurgias, o recurso também é adequado para outros grupos de pacientes, incluindo cuidados críticos, obstetrícia e medicina geral.

Segundo a revista médica britânica The Lancet, passar mais de oito horas sentada aumenta em 10% o risco de morte, pois a panturrilha é como se fosse o coração das pernas; a cada contração muscular bobeamos sangue e ativamos a circulação.

Veja mais!