Por Marianna Feiteiro em 10/12/2013

Você já ouviu falar na técnica de coloração 3D? Lançada no último verão, o método foi bastante usado em 2013 e promete continuar com tudo nas próximas estações.

Giovanna Ewbank: mechas 3D dão profundidade aos cabelos

Foto: Reprodução

O que são mechas 3D?

As mechas 3D consistem no uso de um velho truque muito utilizado na maquiagem: o de luz e sombra. Porém, neste caso, ele é aplicado no cabelo. O grande diferencial da técnica é que ela é capaz de criar o efeito de mais ou menos volume no cabelo, assim como acontece com a pele: as partes pintadas de cor mais escura vão ficar menos evidentes, ou mais profundas, enquanto as mais claras vão se sobressair. Assim, é possível utilizar mais ou menos um dos tons para criar a impressão de fios mais encorpados ou então mais contidos.

Além disso, o contraste deixa as mechas muito mais naturais, já que parecem ser apenas um jogo de luz causada pelo ambiente, e não pela tintura.

A técnica fica muito bem em cabelos loiros e castanho claros

Foto: Reprodução

Como são feitas?

Para obter o efeito, são usados de dois a três tons diferentes de tintura, mesclando cores escuras a mais claras, que são intercaladas ao longo das madeixas. A raiz começa com a cor esfumada e, depois, as mechas podem ser feitas tanto no cabelo todo, na direção diagonal, como somente em alguns pontos estratégicos. A coloração é feita, ora em camadas inteiras de cabelo, ora em mechas desfiadas, justamente para garantir o fundo escuro e a superfície iluminada.

A técnica é ideal para ser aplicada em tons de loiro, mas também fica muito bonita nos cabelos castanhos. Quanto ao comprimento dos fios, não há restrições: é possível fazer as mechas 3D tanto em cabelos curtinhos quanto nos mais longos. O efeito é o mesmo.

Letícia Spiller: mechas 3D em cabelos curtos

Foto: Reprodução

Manutenção e cuidados

Como a tintura é em degradê, ou seja, começa bem fraca na raiz e vai se intensificando ao longo do comprimento do fio, não há necessidade de voltar ao salão para retocar o trabalho tão cedo como em outros casos. É possível esperar até 3 ou 4 meses para reaplicar a técnica.

Quanto aos cuidados diários, por utilizar muita tintura, as mechas 3D exigem bastante atenção. É preciso hidratar muito bem as madeixas, pelo menos, uma vez ao mês no salão, investindo em um procedimento de alta qualidade. Para complementar, use máscaras de hidratação em casa semanalmente. O processo pode ser feito durante o banho. Além disso, mantenha o corte sempre em dia para evitar pontas muito ressecadas.

Veja mais!