Por Nayla Georgia em 26/05/2014

Branquinha, leve e deliciosa, a tapioca é uma ótima pedida para quem está na jornada para perder peso e não consegue se livrar do bom e velho pãozinho no dia a dia. Tradicional nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, a tapioca é livre de glúten e pode ser feita sem nenhum problema em casa, e o melhor: com o recheio que você quiser!

Tapioca para dieta

Foto: Reprodução

Como a tapioca ajuda na dieta?

Feita de mandioca, a tapioca é indicada para quem deseja emagrecer, afinal é um carboidrato leve. Ao contrário do que muitos pensam, os carboidratos não devem ser eliminados da vida de quem deseja perder peso, eles devem apenas ser controlados para que não façam parte demasiadamente do cardápio. Diferentemente do pãozinho – que tem, em média, 135 calorias –, uma porção de 50g (2 colheres de sopa) tapioca contém a metade de calorias e ainda possui o bônus de não ter glúten na fórmula. A fécula (goma) extraída da mandioca não contém gliadina – proteína presente no glúten que aumenta a inflamação do organismo e também a gordura abdominal – e, por isso, os diabéticos estão liberados para comer tapioca.

Tapioca de salada

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Mas é claro, o segredo para que a tapioca seja benéfica na dieta está no controle de quantidade e também no recheio escolhido! O indicado é consumir apenas uma tapioca por dia, que não é sugestão para lanche e sim para refeição. Vamos aprender a fazer em casa?!

Receita de tapioca simples

Nos supermercados, prefira comprar a goma de tapioca hidratada, pois já vem pronta para uso. Em casa, coloque uma frigideira antiaderente para esquentar no fogão e peneire 2 colheres de sopa da tapioca na frigideira já quente. Espalhe a tapioca pela frigideira até cobrir o fundo e adicione uma pitadinha de sal. Vire-a quando a goma desprender do fundo e a tapioca estará pronta!

Tapioca doce de morango

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Para o recheio você pode apostar em alternativas doces ou salgadas, mas na dieta vale escolher sempre as menos calóricas. Sugestões:

  • Banana com canela;
  • Ricota ou outros queijos brancos;
  • Peito de peru;
  • Frango desfiado;
  • Pasta de gergelim;
  • Amaranto com banana;
  • Chia, cottage e mel;
  • Ricota, manjericão e tomate picadinho.

Para servir como refeição no almoço ou jantar, adicione um prato de salada. Para o café da manha, prefira saborear a tapioca doce com frutas e grãos de chia, por exemplo.

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