Por Stefanie Mouret em 28/06/2014

Nunca antes se ouviu tanto falar em alimentos e sucos detox como agora. O assunto ganhou grande popularidade quando se comprovou que uma dieta equilibrada não se baseia apenas nos alimentos, mas também nas bebidas ingeridas, um complementando o outro. Assim, se você está de dieta por meses e continua tomando cerveja e refrigerantes de forma desregrada esperando ficar com o corpo perfeito, moça, essa matéria é para você!

Suco detox de açaí e melancia

Foto: Reprodução

Por que desintoxicar?

Diariamente o corpo acumula toxinas derivadas de má alimentação e costumes prejudiciais, como o cigarro. Se o organismo não eliminar essas toxinas, elas se acumularão e poderão desencadear problemas diversos, como o aparecimento de estrias e celulites, cabelos fracos e opacos, pele sem viço, e muitos outros.

Outro importante motivo para aderir aos sucos detox é que eles também são excelentes para reduzir o excesso de líquidos do corpo. Exatamente, aquela retenção chata que faz você se sentir inchada e acima do peso vai embora. Ainda, os antioxidantes presentes estimulam a regeneração da pele e das células capilares.

Melancia e açaí

Dois poderosos ingredientes para um suco detox de sucesso são melancia e açaí. A melancia é composta por mais de 90% de água, estimula o funcionamento renal, limpa e hidrata o organismo, e estimula a eliminação de líquidos através da urina. Já o açaí é um alimento hipocalórico (100g de açaí possuem apenas 65 kcal, assim como uma maçã), e é grande fonte de fibras, antioxidantes e minerais.

Receita

Ingredientes

  • 1 colher de chá de gengibre
  • 1 colher de sopa de açaí
  • 1 colher de chá de linhaça (triturada ou em farinha)
  • 2 fatias de melancia sem sementes e em pequenos pedaços
  • Suco de limão coado

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador por 3 minutos. Coe tudo e inclua alguns cubos de gelo ao servir.

Dicas

  • O melhor horário para consumir seu suco detox de açaí e melancia é no horário da manhã, preferencialmente em jejum, para obter energia e ter disponibilidade para ir ao banheiro, já que ele estimula a eliminação de líquidos.
  • A quantidade ideal é um copo por dia.
  • Não existem contra indicações ou efeitos colaterais para o consumo de sucos detox.

Veja mais!