Por Daiane Silva em 13/10/2011

A maioria das mulheres tem pelo menos duas características em comum: a pressa e a dieta! A maioria é super ocupada, dá conta de trabalhar fora de casa, cuidar da casa e da família, fazer mais “n” coisas, por isso, o tempo é um artigo raro no dia a dia da mulherada. Além disso,  se perguntar a 20 mulheres se estão satisfeitas com o próprio corpo, provavelmente as vinte repetirão a mesma resposta: quero perder ao menos uns quilinhos!

Mas, o que a falta de tempo tem a ver com a dieta? Bom, tem muito, já que, devido à correria, damos graças a Deus pelos produtos que nos facilitam tanto a vida, vem prontinhos ou praticamente prontos e são uma mão na roda quando chegamos correndo do trabalho, ainda com um monte de coisas para fazer! Além disso, invariavelmente, procuramos a simpática palavrinha LIGHT na embalagem e ficamos tranquilas!

Sal

Mas, a coisa não é tão simples quanto pensamos, já que procuramos o nível calórico dos alimentos e esquecemos de um item importantíssimo na tabela nutricional: o sódio!

Esse elemento, presente em todos os produtos industrializados, quando consumido em excesso, provoca a retenção de líquidos e faz com que o corpo inche e pese mais. A água retida entre as células diminui a eficiência do sistema linfático, causando o aparecimento da mais temida e odiada inimiga feminina: a celulite!

Com o consumo por tempo prolongado de sódio, ele acaba sobrecarregando o organismo e pode causar hipertensão arterial, problemas nos rins, desordens cardiovasculares e até câncer gástrico.

 

O sódio não é apenas um vilão, ele desempenha funções importantes ao organismo!

Antes de sair cortando o sal em definitivo de sua dieta e da sua cozinha, saiba que o sódio cumpre funções essenciais ao nosso organismo:

  • Regula os líquidos extracelulares e o volume de plasma no sangue;
  • Auxilia na condução de impulsos nervosos e controle da contração muscular;
  • Se faz presente naturalmente em alguns alimentos, como: batatas e grãos, carnes bovina e suína e leite e seus derivados.

Tudo isso ocasiona o consumo em excesso, já que além desses, as pessoas temperam os alimentos com sal e ainda utilizam os temperos prontos e os diversos produtos industrializados, riquíssimos em sódio!

A recomendação de consumo de sal para um adulto em um dia inteiro é de 2g (1 colher de chá de sal). Estudos apontam que no Brasil, o consumo costuma ser de 4g  até 6g, ou seja, pelo menos duas vezes o recomendado.

Como o sal é usado para dar maior durabilidade aos alimentos, está cada vez mais presente como conservante em produtos industrializados. Portanto, é necessário atenção na hora das compras!

 

Modere no consumo de

Fast Food

  • enlatados;
  • conservas;
  • embutidos (presuntos, salsichas, patês,etc.);
  • sucos e sopas de caixinha;
  • salgadinhos;
  • fast food.

 

Saiba ainda que

  • É bom prestar muita atenção ao rótulo e embalagens dos produtos e escolher certo. Se você ainda tem dúvidas quanto aos níveis de sódio, veja:
  • 2 pedaços de pizza congelada, por exemplo, tem a quantidade de sódio para um dia inteiro!
  • 8 nuggets, que assados parecem inofensivos, tem 5,7g de sódio!
  • Produtos light ou diet não estão livres de sódio, viu? A necessidade de aumentar a durabilidade é a mesma e é o sal quem cumpre essa função! Por isso, fique atenta!

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