Por Marianna Feiteiro em 24/10/2013

Muitos estilistas apostaram nas sobrancelhas grossas e naturais durante seus desfiles de tendências para a temporada primavera 2013 e verão 2014. Elas aparecem como o foco principal do rosto, dando mais dramaticidade e garantindo maior expressão.

Sobrancelhas marcadas é must have da próxima estação

Foto: Reprodução

Sobrancelhas despenteadas e até mesmo “por fazer”, com fios de sobra, apareceram nas passarelas. Alguns estilistas optaram por nem usar lápis ou maquiagem para preencher a linha, deixando-a totalmente natural. Porém, a tendência mais forte da estação são os fios bem marcados e delineados, preenchidos com cor.

Beleza do desfile de Diane von Furstenberg: sobrancelhas naturais

Beleza do desfile de Diane von Furstenberg: sobrancelhas naturais | Foto: Reprodução

Como engrossar as sobrancelhas

Quem possui a linha fina pode apostar em sombras de fundo acinzentado ou amarronzado e acabamento matte para criar a ilusão de sobrancelha mais grossa. O grande segredo para obter o efeito natural é esfumar bastante a maquiagem, não deixando a linha desenhada pelo lápis aparente e nem porções mais ou menos claras. O ideal é respeitar o sentido de crescimento natural dos fios, sem mudar muito o formato, apenas conferindo mais volume.

Dicas para domar os fios

Já as mulheres que foram presenteadas pela genética com sobrancelhas naturalmente grossas devem usar e abusar da característica para obter um olhar dramático. Se antes muitas viam o traço como sinal de masculinidade e sofriam no salão para remover os excessos e afinar a linha da sobrancelha, nesta temporada, elas podem se despreocupar e desfilar a tendência por aí com o mínimo de produção.

As sobrancelhas grossas e naturais são marca registrada de Jennifer Connelly e Cara Delavigne. Já Camilla Belle gosta dos fios bem marcados

As sobrancelhas grossas e naturais são marca registrada de Jennifer Connelly e Cara Delavigne. Já Camilla Belle gosta dos fios bem marcados

Neste caso, é fundamental ter e sempre andar com uma escovinha de sobrancelhas: ela faz toda a diferença. Como elas são baratas e muito fáceis de encontrar, o ideal é ter uma na penteadeira de casa e carregar outra na bolsa para todos os lugares. Os fios grossos e compridos tendem a se emaranhar muito facilmente, bagunçando a produção e dando um aspecto desleixado ao invés de apenas enfático – e não é esse o efeito que você quer.

Para pentear os fios, faça sempre movimentos de baixo para cima, e não no sentido do centro para a ponta. Este é um erro bastante comum e que acaba desordenando os fios, pois não respeita o sentido do crescimento natural. Se perceber que as sobrancelhas estão demasiadamente longas, a ponto de não conseguir domá-las, penteie-as totalmente para cima e use uma tesourinha própria para cortar o excesso. Cuidado para não tirar demais e criar falhas ou afinar a linha.

Depois de pentear os fios corretamente, caso note alguma parte falhada, corrija com maquiagem.

Veja mais!