Por Daiane Silva em 24/09/2011

Você sabe o que é VISAGISMO?

O visagismo é a construção da imagem que revela a identidade da pessoa. O visagismo coloca a imagem em sintonia com o modo de vida de cada um”. Define Philip Hallawell, inglês autor de diversos livros que abordam o tema.

Visagismo é um conceito que modifica o visual levando em conta o formato do rosto, as feições, a cor da pele, o gestual, assim como a personalidade e o estilo de vida da pessoa, suas necessidades particulares e profissionais. O visagismo considera o que a imagem expressa (e por que) e como a imagem a ser criada afetará seu comportamento e até suas relações com os outros.

Fundamental é que o profissional visagista tenha profundo conhecimento de como usar linhas, formas, cores e outros elementos visuais que possam construir uma imagem que expresse a intenção do cliente e também tenha boa técnica para executar o trabalho.

Visagismo

Através do visagismo, a pessoa adquire uma imagem positiva, exaltando as qualidades, atenuando aspectos negativos e, principalmente, de acordo com sua personalidade, valores pessoais e estilo de vida. Ou seja, é um serviço personalizado, minucioso, que estuda  o cliente desde forma física, tipo de cabelo, formato do rosto, enfim, todos os detalhes que formam a pessoa de um modo geral. Essa técnica evita as situações de frustração que não raro acontecem a quem deseja fazer uma mudança radical no visual e saem do salão insatisfeitas.

O visagismo beneficia tanto as mulheres quanto os homens, que atualmente se mostram mais interessados na própria aparência e exploram técnicas e recursos cosméticos para melhorar o visual. Em ambos os casos, são consideradas as linhas que compõem o formato do rosto – quadrangular, ovalado, retangular, redondo, hexagonal com linhas retas, losangular, triangular e triangular invertido (forma de coração), cada formato com suas características peculiares. Por exemplo: O rosto retangular transmite seriedade, o oval é delicado e feminino; o redondo tem ar angelical e infantil. Sendo um dos itens a serem analisados pelo profissional visagista, que pode usar técnicas diversas na construção do melhor visual, como cores diferentes no cabelo ou barba, além de maquiagem, etc.

Formatos de rosto

No universo masculino, o visagismo chega realçando o visual da face com a ajuda do barbeador

Cada vez mais vaidosos, os homens buscam novidades para cuidar do visual e o visagismo de barba proporciona uma harmonização do formato do rosto, tipo de barba, cor, etc. O desenho dos pelos realça ou suaviza as linhas do rosto, transmitindo melhor a mensagem que o homem deseja passar.

Qual o tipo de barba combina com qual formato de rosto?

  • OVAL: Combina com todos os tipos de barba. Se o queixo for mais fino, um contorno das laterais é melhor, sem bigode e com barbicha.
  • REDONDO: O ideal é usar cavanhaque e bigode para afinar as feições, abusando das barbas ralas por facilitar o desenho em vários formatos, também é interessante retirar os pelos das bochechas.
  • QUADRADO: uma barba completa e bem desenhada , de formato arredondado, pode suavizar seus traços. Se tirar tudo, uma boa ideia é deixar as costeletas mais longas e em linhas retas ou deixá-las mais rentes e com linhas delineadas. Estas dicas servem para o rosto retangular, formato menos comum.
  • TRIANGULAR: toda a parte inferior do rosto deve ser preenchida com barba, preferencialmente mais larga e cheia, para desviar a atenção das laterais.

Gerard Butler

As linhas clássicas do rosto oval do ator Gerard Butler, são realçadas pela barba rala e bem aparada.

Veja mais!