Por Lilian Druzian em 10/11/2011

Mas, você sabe o que é mioma uterino?

Miomas ou fibromas são tumores benignos que surgem no útero sem uma causa conhecida, mas se desenvolvem devido a fatores hormonais. Podem ser únicos, múltiplos, bem pequenos ou chegar a grande volume.

Quais são os sintomas do mioma uterino?

Os sintomas também não são específicos, mas, o mais comum é um fluxo menstrual hemorrágico, podendo causar até a anemia, tamanha a perda. Esse sangramento também costuma ser acompanhado de uma dor aguda, que pode até ser confundida com uma cólica menstrual, mas, se surgir subitamente, de modo abrupto, o médico deverá ser procurado rapidamente, pois pode ter acontecido uma torção. Outros sintomas que podem ocorrer são:

Mioma uterino

  • aumento da frequência urinária,
  • retenção da urina,
  • também aumento de pressão nos vasos pélvicos, o que causa varizes e inchaço nas pernas e constipação.

No exame clínico, o útero pode ser visto em tamanho aumentado, assimétrico ou com nódulos e a ecografia transvaginal confirma a avaliação e já verifica se há outras patologias. Além disso, antes de uma cirurgia, é realizado um exame histológico para se certificar de que não há tumores malignos.

Como é o tratamento de mioma uterino? E como se previne?

O tratamento vai depender de alguns fatores, como a idade da paciente, histórico médico, se houver sintomas importantes, etc. Em alguns casos, é medicamentoso, mas pode ser necessária a cirurgia, ou a miomectomia, que é a retirada do mioma, ou a histerectomia, quando há a retirada do útero.

A prevenção se torna impossível, já que não se conhecem as causas do surgimento dos miomas. Mas, o importante é sempre manter em dia as consultas periódicas ao ginecologista, assim, qualquer sintoma ou anormalidade já podem ser notados num exame de rotina e acompanhados posteriormente com atenção, ou tratados desde o início, quando for o caso.

Veja mais!