Por Lilian Druzian em 07/11/2011

Em alguns casos é uma alegria enorme, noutros é um susto e tanto! O fato é que a possibilidade de uma gravidez mexe muito com o emocional dos futuros pais, principalmente com a mulher. São muitas emoções misturadas, muito medo e incerteza, ao mesmo tempo a alegria pela chegada de um filho… tudo isso antes de se confirmar a gravidez!

Mas, até que o exame seja feito, normalmente um exame de sangue, chamado Beta hCG, será que é possível já saber se realmente os sintomas são de gravidez?

Gestante

O corpo feminino tem suas peculiaridades, justamente em função da tarefa que as mulheres receberam da natureza de abrigar uma nova vida no ventre por nove meses, por isso, em geral, já é possível sim, sentir certos sinais de que algo novo está acontecendo!

Desde o início o corpo já vai se modificando para o novo hóspede se desenvolver e isso causa sensações variadas, mudando de mulher para mulher, algumas não apresentam nem um deles, já outras, todos!

Mas pode-se citar alguns sintomas de forma geral

Enjoo - sintoma da gravidez

  • Enjoos: não acontecem com todas as mulheres, mas,se houver enjôos ou ânsias com frequência durante o dia e, principalmente pela manhã, já há um indício de gravidez;
  • Tonturas: podem ser acompanhadas de dores de cabeça e não são propriamente comuns, mas podem ocorrer em casos de gravidez;
  • Sangramentos irregulares: cerca de oito dias após a ovulação, podem ocorrer pequenos sangramentos, como se fossem o início da menstruação e também alguma cólica, isso é sinal de que o óvulo fertilizado está se alojando e não é  o começo da menstruação, como muitas mulheres pensam!
  • Seios: os seios costumam ficar entumescidos e doloridos próximo aos mamilos já no início da gravidez;
  • Sono demais: essa é uma grande evidência! A mulher passa o dia inteiro com o corpo pesado e bocejando e, se sentar em frente à tv, por exemplo, provavelmente durma! Resultado da alta concentração de progesterona no organismo.
  • + Frequência para urinar: se houver um aumento das idas ao banheiro para urinar, você já sabe que isso também pode ser um sintoma de gravidez.

Então, se a menstruação está atrasada e se você sentiu um ou mais de um desses sintomas, procure seu ginecologista para fazer um exame e confirmar que vem um bebê por aí!

Veja mais!