Por Ana Ligia em 23/06/2017

Nos dias mais frios, conseguir não tomar um banho quentinho é uma missão quase que impossível. Mas apesar de ser algo tão aconchegante e gostoso, a água em alta temperatura pode trazer grandes danos à pele e, principalmente, aos cabelos.

A água quente sensibiliza os fios, deixando-os ásperos e quebradiços. O couro cabeludo fica mais oleoso e o comprimento opaco, ressecado e bastante embaraçado.

Mas existe um jeito de continuar deixando seus cabelos bonitos e hidratados, sem precisar abrir mão do seu banho quentinho: fazendo uso do shampoo seco.

Shampoo seco pode ser a solução para higienizar os cabelos no inverno

Foto: depositphotos

O que é shampoo seco?

O shampoo seco é uma espécie de “talco” que serve para limpar superficialmente o cabelo e retirar o aspecto de cabelo engordurado ou muito oleoso.

Além de poder ser usado naqueles dias que estão muito frios, o shampoo seco também serve para quem faz academia e não quer lavar os cabelos diariamente, para quem deseja dar volume na raiz ou retirar a oleosidade dela, para prolongar o efeito da chapinha ou escova e para remover odores, como os de cigarro ou fritura.

Como usar shampoo seco?

Divida seu cabelo em mechas e vá borrifando o spray em direção à raiz. O indicado é que o jato esteja em uma distância de aproximadamente 20 centímetro dos cabelos.

Depois de alguns minutos, penteie bem o seu cabelo para retirar a camada branca que se formou na superfície, ou passe uma toalha nas madeixas.

O shampoo seco substitui a lavagem?

A única forma de retirar todas as impurezas dos seu cabelos e deixá-los limpos de verdade é através da lavagem tradicional. O shampoo seco não deve ser utilizado diversas vezes, pois, além da higienização ser apenas superficial, ele tende a ressecar o cabelo e a obstruir os poros, o que prejudica diretamente no crescimento do fio.

O mais indicado é usar o shampoo a seco, no máximo, uma vez por semana, sendo essa apenas uma medida emergencial.

Veja mais!