Por Pollyana Batista em 22/11/2016

A idade chega para todo mundo. É bem verdade que nos preocupamos muito com o processo de envelhecimento da nossa pele e músculos, mas esquecemos que todo o organismo perde células, inclusive os cabelos. Você sabia que os nossos fios também sofrem com a passagem dos anos?

Os fatores que mais influenciam no envelhecimento dos cabelos são condições ambientais e os processos químicos que, por vezes, os submetemos. De acordo com a membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Cláudia Marçal, “todos esses danos conectam-se ao envelhecimento intrínseco ou natural dos fios e contribuem para que o cabelo fique quebradiço, com diâmetro do fio menor, menos denso e espesso, além de: sem brilho, mais fraco, áspero e desidratado”.

E você, tem observado que os seus fios estão mais fracos e menos brilhosos? Conheça agora as principais causas que levam ao empobrecimento dos seus cabelos e evite-os!

Seu cabelo está opaco e quebradiço? Descubra os motivos

Foto: depositphotos

Causa Mecânica

Você sabia que o simples ato de pentear abusivamente os cabelos pode causar danos aos fios? Esse é um tipo de estrago conhecido como mecânico, ou seja, o movimento causa. Além disso, mantê-lo muito tempo preso e usar pentes de borracha podem desgastar a cutícula e o córtex dos fios.

Causa Química

Essa causa é a número um. Os processos químicos que envolvem coloração e descoloração causam a perda de proteínas. A dermatologista Cláudia Marçal, explica melhor o que acontece durante esses procedimentos: “a diminuição dos níveis de queratina leva a uma redução da força capilar, além da remoção de pigmentos naturais. Nos processos de coloração permanentes e semi-permanentes, ocorre a abertura das escamas da fibra capilar pela ação de amônia e monoetanolamina. Quimicamente, o processo de tintura provoca a quebra das pontes de hidrogênio e salinas, isso vai resultar na perda de água e acentuar o comprometimento da resistência, maciez e brilho dos fios”.

A especialista ainda alerta que descolorir o cabelo é mais agressivo que colori-lo. “A descoloração capilar com uso de sódio, amônio e potássio destrói totalmente as ligações de hidrogênio, grande parte das ligações salinas e parcialmente as ligações cisteínicas, resultando em um cabelo extremamente desidratado e fraco. Em processos de descoloração, o tempo e a concentração em volume da água oxigenada são fundamentais para determinar o nível de descoloração e agressão aos fios de cabelo: quanto maior, maior o dano”, revela.

Causa Térmica

Expor o cabelo a altas temperaturas pode danificar bastante os fios. Entretanto, essa situação pode ser revertida caso você use um produto termoativo. Essas substâncias protegem os cabelos quando são expostas ao calor excessivo. Logo, você deve sempre lembrar de passá-lo quando for usar o secador, a chapinha ou o babyliss.

Causa Solar

Quando submetido a raios solares em excesso, o cabelo pode sofrer oxidação. Para a dermatologista, “a luz solar afeta a cutícula do cabelo e catalisa a degradação das proteínas, além de provocar a oxidação da melanina através de radicais livres e o comprometimento da queratina. Os danos vão de descoloração do cabelo à redução da força dos fios e perda de brilho”.

Veja mais!