Por Camila Albuquerque em 23/01/2013

Todo verão é a mesma coisa: mais estampas inéditas! E isso está longe de ser algo ruim. Essa tendência de surgirem novidades nesta época do ano é sempre ótima para dar aquela repaginada na estação.

Aqui no Brasil, as prints sempre foram essenciais e estão presentes em qualquer época do ano, porém, para o verão 2013 tivemos uma surpresa: uma estampa que tem tudo a ver com o nosso país. As estampas tropicais vieram de repente, mas já conquistaram todas as antenadas em moda!

Elas são coloridas, alegres e muitas vezes extravagantes. Permitem que um look que tinha tudo para ser simples, torne-se elaborado. Mas como elas são, afinal? Folhagens, flores, frutas tropicais, etc. Pequenas ou grandes, podem vir em shorts, jaquetas, camisetas, calças, saias, vestidos, leggings, biquínis, maiôs, bolsas, acessórios… Tudo! Porque neste verão prevalecem as cores fortes, sempre presentes nas estampas tropicais.

As estampas tropicais!

Se jogue nesta tendência sem erro!

  • Tome muito cuidado com as proporções das estampas, que em sua maioria são exageradas e podem te deixar um pouco gordinha se não usadas corretamente. Se você já acha seu corpo um pouco acima do peso, prefira as estampas tropicais mais discretas.
  • É fácil se empolgar com toda a alegria que essa estampa transmite com tantas cores, porém, tenha cuidado ao combiná-la com outras estampas, pois o combo estampa + estampa sempre foi arriscado, e dessa vez é bem mais difícil.
  • Você pode usar a seu favor a falsa impressão de volume que essa estampa proporciona. Principalmente se for magra. Ressalte o busto, por exemplo, se não tiver muito.
  • Mulheres acima do peso que querem usar as mais “exageradas” devem optar pelas estampas com o fundo preto, que emagrecem. E podem substituir a estampa tropical da roupa por algum acessório com a print, caso não queiram abrir mão dessa tendência.
  • Combine as estampas com uma peça lisa que tenha uma das cores presente na estampa, o visual fica mais harmonioso e as peças não brigarão entre si.
  • As estampas tropicais caem bem com outras trends da estação como as alpargatas e o “azul bic”.
  • Use com peças de alfaiataria e cores escuras para compor um look mais formal quando precisar. São estilos aparentemente distintos, mas que acabam se complementando no resultado final.

Veja mais!