Por Natália Petrin em 14/12/2015

Natal é sempre tempo de preocupação para a maioria das mulheres que querem se manter na dieta. Com os deliciosos pratos típicos dessa época do ano, fica bem difícil não cometer alguns exageros, não é mesmo? Mas isso não precisa ser uma regra, afinal de contas, existem receitas que ajudam a ter uma ceia bem mais saudável e saborosa. Confira:

Cuscuz marroquino com castanha-do-pará

2 xícaras de chá de cuscuz marroquino
2 xícaras de chá de água
2 colheres de sopa de azeite
Meia xícara de chá de castanha-do-pará picada
Meia xícara de chá de salsinha picada
1 colher de chá de sal

Em uma panela, coloque a água e ligue o fogo alto. Em uma tigela, coloque o cuscuz com o sal e o azeite e reserve. Quando a água começar a ferver, coloque por cima do cuscuz e com um garfo misture bem. Tampe e deixe abafado por cinco minutos, hidratando. Em seguida, destampe e solte o cuscuz com um garfo. Misture delicadamente com os outros ingredientes.

Quiche de Bacalhau sem farinha

Saudáveis receitas para a ceia de Natal

Foto: Reprodução/ internet

1 kg de bacalhau dessalgado cozido
2 cebolas médias cortadas
4 dentes de alho picados
7 colheres de sopa de azeite de oliva
Meia colher de chá de pimenta-do-reino
1 colher de chá de noz moscada ralada
1 kg de batata branca
50 g de queijo parmesão ralado
50 g de azeitona verde sem caroço light
2 colheres de sopa de salsa picada
400 g de creme de leite light

Em uma panela, cozinhe o bacalhau em água fervente por oito minutos e depois remova-os da panela. Na mesma água, cozinhe as batatas descascadas por 20 minutos. Esprema-as para fazer um purê e reserve. Ligue o forno em 200°C para preaquecer.

Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e o alho picados e deixe por três minutos. Em seguida, adicione o bacalhau desfiado, mexendo por 10 minutos. Depois acrescente as batatas e os outros ingredientes e misture bem com uma colher.

Unte um refratário e despeje a quiche de bacalhau. Pincele com azeite e leve ao forno por 40 minutos (o tempo pode variar de acordo com o forno).

O prato deve ser servido ainda quente.

Veja mais!