Por Daiane Silva em 19/09/2011

As sardas são manchas causadas pelo aumento de melanina na pele. Surgem principalmente em pessoas de pele bem

As sardas tendem a escurecer mais pela exposição ao sol. São localizadas comumente em regiões mais expostas aos efeitos do sol, como rosto, ombros e colo. As manchas são arredondadas ou geométricas, marrons ou castanhas. clara e nas ruivas, também por motivação genética.

Se a exposição ao sol for controlada, as manchas tendem a clarear gradualmente, mas o tratamento acelera esse clareamento.

Jovem garota com sardas

Esse tratamento é orientado conforme cada caso, pelo médico dermatologista. Pode ser feito com o uso de protetores solares a cada exposição ao sol ou mormaço e além disso, o uso de substâncias clareadoras (contendo hidroquinona, ácido retinóico, ácido kójico, entre outros) à noite, associadas à alguns ácidos, como o Ácido Retinóico, o Ácido Salicílico, Ácido Tricloroacético e peelings superficiais aceleram esse processo.

Os peelings superficiais são feitos sucessivamente durante sete dias a um mês, não necessitam anestesia e são indicados para manchas leves, não causando complicações. Nos dias subsequentes pode acontecer uma leve descamação da pele, que é corrigida com hidratantes e bloqueador solar.

Algumas novidades em tratamentos estéticos para tirar manchas

Biomedic, aplicação de gel e sérum, em casa, por 15 dias, depois, um procedimento no consultório, quando se faz um peeling em camadas, sem descamação e, após cinco dias, a mudança da pele é visível.

Também o Laser de Rubi e Triniti Ponteira SRA, que é uma das técnicas mais modernas.

O creme despigmentante (retira o pigmento da mancha) Melani-D, da La Roche- Posay, torna a pele homogênea e ainda tem proteção UVA e UVB, diminui a superprodução de melanina causadora da mancha e previne o envelhecimento por exposição ao sol, além de hidratar.

Ainda há a possibilidade de uma receita caseira que contribua nessa questão

  1. Bata um pepino descascado com ½ copo d’água no liquidificador,
  2. coe, junte 1 clh  (chá) de azeite, 1 de farinha de trigo e 1 de Maisena.
  3. Espalhe este creme nas áreas com sardas e durma com ele no rosto, retirando-o pela manhã.

– O pepino tem propriedades para ir clareando a pele. Nunca esquecendo que, aliado à isso, o cuidado com a exposição ao sol é fundamental.

Veja mais!