Por Marianna Feiteiro em 14/11/2013

Com a correria do dia a dia, fica difícil fazer escolhas saudáveis e light. É mais simples e rápido passar em uma lanchonete fast food e comprar um sanduíche gorduroso do que entrar em um restaurante por quilo e comer uma salada com grelhado. O mesmo pode acontecer à noite, quando chegamos em casa depois de um longo dia de trabalho e não queremos ter de passar um tempão na cozinha preparando um jantar “correto”.

Sanduíches light são aliados da dieta

Foto: Reprodução

Por conta desses contratempos, muitas vezes, acabamos sabotando a dieta e optando pela refeição mais simples, que, na maioria das vezes, é a mais calórica. Porém, não precisa ser assim. É possível conciliar a falta de tempo com a alimentação balanceada: basta planejar-se com antecedência, para estar preparado para possíveis imprevistos, e investir em alguns atalhos de dieta.

O sanduíche light é um deles. Prático e rápido de preparar, transportar e comer, ele pode substituir tranquilamente uma das refeições principais – quando bem feito – e se adequa à rotina corrida sem deixar que você deixe de ingerir todos os nutrientes necessários.

Ingredientes importantes

Uma refeição completa deve conter carboidratos (de preferência integrais, que são muito mais benéficos à saúde e ainda ajudam a emagrecer), proteínas (as magras são as mais indicadas, como o peito de frango, atum, etc.), gorduras (porém, de forma moderada e advindas de fontes saudáveis, como o azeite de oliva) e folhas e vegetais.

Todos esses elementos podem ser combinados em um sanduíche leve, saudável, pouco calórico e que irá saciar sua fome pelo mesmo intervalo de tempo que a refeição tradicional. Você ainda pode incluir ingredientes amigos da dieta, como gergelim, linhaça, pimenta, etc. Confira abaixo uma receita que pode ser incluída no seu cardápio:

Sanduíche light de frango

Sanduíche light de frango

Foto: Reprodução

Ingredientes

  • 1 disco de pão sírio integral (pode ser substituído por duas fatias de pão de forma integral)
  • 100 g de peito de frango
  • ½ cebola picada
  • ½ tomate picado
  • 2 colheres (sopa) cheias de creme de ricota light
  • 2 folhas de alface crespa cortada em tiras
  • Sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o peito de frango em água e, quando esfriar, desfie.

Em uma frigideira antiaderente sem óleo, refogue o frango desfiado com a cebola. Acrescente o tomate e temperos a gosto e deixe cozinhar mais um pouco.

Desligue o fogo, acrescente o creme de ricota e misture bem.

Abra o pão no meio e recheie com o refogado de frango e alface cortada temperada com 1 colher (sopa) de azeite.

Sugestões: Acrescente cenoura ralada para garantir mais cor, sabor e nutrientes ao prato. Se desejar, adicione, também, 1 colher (sopa) de gergelim.

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