Por Gabriel Oliveira em 26/09/2011

Calçados da moda

Os sapatos são um dos itens que a mulher mais adora. Para o verão, os estilistas apresentaram vários tipos, cores e texturas, que vão desde rasteiras confortáveis e simples, até saltos altíssimos e finos, daqueles que doem nos pés só de olhar.

Mas o que devemos saber em primeiro lugar é que o que mais importa na hora de escolher um sapato ou sandália é a sua personalidade e estilo. Por exemplo, se você curte um visual totalmente despojado, com shorts jeans boyfriend e camiseta básica, não pode colocar um salto fino e alto, principalmente se for envernizado. O look vai ficar totalmente sem nexo e cafona. Tudo pede uma adaptação, seja ela ao seu estilo ou à ocasião.

Veja agora as principais tendências em calçados femininos para o verão

Na sequência:

  • Espadrilhas
  • Rasteirinha
  • Palha
  • Tressê
  • Mocassim
  • Metálicos
  • Estampados

Espadrilhas: esse é o modelo que vai fazer bastante sucesso no verão. Apesar de ser rústica, é extremamente elegante e capaz de transformar totalmente um look. Para quem não as conhece, elas possuem o solado em corda, o que dá o aspecto rústico mencionado anteriormente. Podem ser usadas com várias peças, principalmente com vestidos longos e fluidos, shorts e calças jeans com efeito surrado e também vestidinhos curtos e fluidos em tom nude.

 

Espadrilhas Dior

 

Rasteirinhas: as rasteirinhas são praticamente uma regra a ser seguida no verão. Por serem confortáveis e permitirem que o pé respire, evitando a transpiração nos dias mais quentes, ela se tornou o xodó das mulheres para os looks casuais e até mais formais (nesse caso, durante o dia). A tendência para esse verão são os modelos flat (que são fechadas no calcanhar) e os chinelos. Use e abuse das cores, explorando ao máximo o color blocking e os tons nude.

 

Rasteirinhas Chanel

 

 

Tressê: o efeito trançado nas sandálias também é um ponto alto para o verão que se aproxima. Eles podem ser feitos em vários materiais, como couro, tecidos, fibras naturais, entre outros. O efeito pode aparecer tanto em pequenos detalhes, quanto no corpo inteiro do calçado.

 

Sandália Tressê Schutz

 

 

Palha: assim como as cordas, a palha também apareceu bastante nos desfiles de verão. O modo de usar é praticamente o mesmo das espadrilhas. Tons neutros e florais ficam ótimos com esse material.

 

Sandália de palha - Guapa Loca

 

 

Mocassim: você provavelmente achou que o Oxford estaria nesta lista, mas como estamos falando de verão, ele vai ter um substituto temporário: o mocassim. Esse modelo está fazendo bastante sucesso entre homens e mulheres. A variedade de materiais e cores o fazem combinar com praticamente todos os look, deixando seu visual despojado e elegante ao mesmo tempo.

 

Mocassim Marc Jacobs

 

 

Metálicos: Assim como o color blocking, o brilho metálico também vai ter o seu lugar garantido nesse verão. Ele pode ser usado tanto com peças de uma cor só, como coloridas, mas claro, sem exageros.

 

Sandália metalizada - Desfile Dolce Gabbana

 

 

Estampas: as estampas também surgiram em peso nos desfiles, principalmente as animal prints (cobra e oncinha). O estilo navy também está super em alta, ou seja, aposte nas listras vermelhas e brancas e no azul marinho.

 

Dolce & Gabbana

 

 

Tamanhos dos saltos: a variedade de tamanhos e modelos de saltos foi imensa. Porém, os que mais se destacaram foram:

1. Rasteirinhas, para looks mais casuais;

 

Rasteirinha

2. Saltos grossos para um look mais elegante;

 

Sansália de salto grosso

3. Salto agulha em tons nude para ocasiões formais.

 

Salto agulha

Veja mais!