Publicado por Pollyana Batista

Na correria do dia a dia fica difícil manter uma rotina de atividade física na academia. Se você consegue conciliar isso ao trabalho, os afazeres domésticos e ao lazer, parabéns! Mas, se você vive buscando um tempinho para malhar e não consegue encontrar uma maneira, eu tenho a solução: exercite-se em casa!

Isso mesmo! Você sabia que é possível utilizar as tarefas domésticas para queimar calorias? Quem dá as dicas é Moises Marinho, Coordenador Técnico da Bodytech.

Ele listou os principais movimentos executados durante uma faxina, fez um cálculo baseado em tabelas oficiais e o resultado você confere agora!

Emagreça fazendo faxina

Varrer a casa

Saiba quantas calorias são perdidas durante uma faxina

Foto: depositphotos

Essa atividade, bem como esfregar o chão e passar o aspirador de pó, queima em média 90 calorias a cada 30 minutos. A ação trabalha os deltoides, bíceps e tríceps. Além disso, você pode ganhar mais estabilidade no tronco, tendo como reflexo um benefício na postura.

Lavar louça

Saiba quantas calorias são perdidas durante uma faxina

Foto: depositphotos

Lavar louça bem como limpar o fogão e a pia podem consumir até 75 calorias em 30 minutos. Essa atividade inclui também a secagem dos utensílios utilizados durante a refeição. Os músculos beneficiados são os deltoides e antebraço.

Lavar roupa

Saiba quantas calorias são perdidas durante uma faxina

Foto: depositphotos

Lavar roupa manualmente é raro hoje em dia. Mas, se você topar o desafio pode perder uns quilos extras ao dispensar sua máquina lavadora. Isso porque, esfregar os tecidos e torcê-los trabalha o peitoral, os músculos dorsais e deltoides, melhora a estabilidade e trabalha os membros inferiores também. Com isso, você estará gastando 60 calorias durante 30 minutos de esfrega-esfrega.

Passar roupa

Saiba quantas calorias são perdidas durante uma faxina

Foto: depositphotos

Agora que você já lavou, é hora de passar suas roupas. Sabe quanto você pode queimar com essa atividade? 69 calorias em meia hora. Você trabalha o bíceps, tríceps e deltoides. O ferro também pode te ajudar a fortalecer o antebraço e melhorar a sua postura, se bem utilizado.

Arrumar guarda-roupas

Saiba quantas calorias são perdidas durante uma faxina

Foto: depositphotos

Sabe aquela faxina no seu guarda-roupa que você anda adiando? Agora, você pode fazer e aproveitar para gastar calorias. Quando você limpa armários, camas e tira o pó dos móveis e objetos perde até 75 calorias nos primeiros 30 minutos. Os músculos trabalhados durante essa ação são os paravertebrais, do abdômen e os músculos dos membros superiores do corpo.

Atenção: faxina pode causar lesões

É verdade que a faxina pode ser usada a favor de quem quer emagrecer ou ter uma rotina de exercícios físicos em casa mesmo. Porém, você precisa ficar atenta à ergonomia dos acessórios que você usa durante a limpeza, como o tamanho dos cabos das vassouras e rodos e alturas de mesas de passar ferro, tanques e pias.

Veja mais!