Por Natália Petrin em 03/12/2015

Todo mundo que tem o hábito de cuidar dos cabelos sabe que os produtos criados para este fim não envolvem somente shampoo e condicionador há muito tempo. Spray, óleo restaurador de pontas, tratamento detox, hidratações, restaurações, entre muitas outros são usados diariamente por milhares de mulheres – e homens – mundo a fora. A novidade, agora, está no pré-shampoo, um produto que, como o próprio nome já diz, é usado antes da lavagem dos fios.

Segundo o dermatologista Adriano Almeida, que também é presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, o pré-shampoo represente outro tipo de cuidado. “Para quem tem fios com danos extremos ou sofre com oleosidade excessiva é um cuidado a mais, que pode colaborar para a saúde capilar”, afirma.

O produto, além de deixar os fios mais macios, brilhantes e soltos, aumenta a vitalidade dos cabelos. Adriano recomenda, entretanto, que seja feita uma avaliação em salão ou em consultório para saber se o seu cabelo precisa e pode receber o produto. “Usar o produto sem necessidade ou passar um que não é indicado para os seus fios pode causar um efeito rebote, ressecando excessivo ou impedindo uma limpeza eficiente.

Saiba como usar corretamente o pré-shampoo

Foto: Reprodução/ internet

Dois tipos de pré-shampoo

Existem dois tipos desse novo produto. Um deles é usado para a limpeza profunda do couro cabeludo, e o outro é usado para proteger os fios que estão muito danificados dos adstringentes do shampoo, evitando que as fibras capilares fiquem ainda mais danificadas.

O produto pode ser aplicado em cabelos secos ou úmidos, mas é sempre bom dar uma olhada na recomendação impressa na embalagem do produto.

Como usar?

O produto deve ser usado antes de lavar os fios, e pode ser aplicado nos fios secos ou úmidos, variando de acordo com a marca, assim como a frequência de utilização.

Pré-shampoo prevenção de danos

O pré-shampoo para prevenção de danos pode vir na forma de máscara, creme, pasta ou ampola, e é excelente para tratar cabelos muito danificados que passaram por colorações ou alisamentos. Ajuda a proteger os fios da ação adstringente do shampoo, que às vezes atrapalha a hidratação natural dos fios. Deve ser aplicado no comprimento dos cabelos, assim como nas pontas, e agir por 15 minutos. Em seguida, enxágue. Pode ser usado até três vezes na semana, de acordo com o estado dos fios.

Pré-shampoo limpeza profunda

Já o que é usado para limpeza profunda, é ideal para quem tem cabelos oleosos ou com resíduos de finalizadores, cloro ou água do mar. A sua textura é de gel ou óleo, e acaba retirando o excesso de gordura e sujeira dos fios, que podem dificultar a distribuição de nutrientes e a hidratação. Deve ser aplicado apenas no couro cabeludo e ficar agindo por três minutos. Use apenas uma vez na semana, quando os fios forem bastante oleosos, e uma vez no mês em casos menos complicados.

Veja mais!