Por Daiane Silva em 27/12/2011

O óleo de borragem é extraído de uma planta peluda de mesmo nome (borago officinalis), originária da Europa. A origem do nome tem duas versões: uma é que deriva da palavra latina “borra”, que significa cabelo, devido aos pelos que a cobrem; outra diz que deriva do árabe abu rash, “pai do suor”, devido a uma de suas propriedades, especialmente das flores, que eram usadas por antigos fitoterapeutas para tratar casos de febres, por seu poder sudorífero.

Este óleo é considerado como um dos mais completos e funcionais, já que funciona tanto interna, quanto externamente, através de suas muitas propriedades.

Além de ter funções antiinflamatórias, rejuvenescedoras, pois é fonte natural de antioxidantes e vitamina E, que é responsável pela integridade das membranas celulares; reguladoras hormonais,  entre outras, o óleo é rico em ácidos graxos essenciais, como o ômega 3 e ômega 6, que mantém a estrutura celular da pele e é uma excelente fonte de GLA (ácido gamalinolênico), poderoso antiinflamatório responsável por atuar na hipertensão arterial e também na distribuição da gordura corporal.

Emagrecimento da região abdominal

Cápsulas do óleo de borragem

Cápsulas do óleo

Sendo o acúmulo de gordura abdominal considerado uma inflamação, esse ácido tem o poder antiinflamatório para combatê-la. Tendo também a função diurética, que colabora para o emagrecimento.

Esse óleo tem funções e propriedades semelhantes ao poderoso e muito usado óleo de linhaça, ambos são fontes de ácidos graxos essenciais, agem na melhora do perfil lipídico e também no combate aos radicais livres, que causam envelhecimento precoce das células.

Além desse benefício, o óleo de borragem é indicado para tratar sintomas da menopausa e TPM, reduzindo os sintomas, como as dores nos seios, o inchaço, a depressão e a irritabilidade.

Veja algumas das propriedades terapêuticas

PELE – numa pele saudável, o óleo serve para prevenir o surgimento de rugas, ainda regula a secreção sebácea e, quando aplicado na pele, tem propriedades adstringentes.

Veja quais são os principais efeitos benéficos do óleo para a pele

Borragem

  • diminui a perda de água através da pele, o que garante a manutenção de umidade e consequente frescor;
  • acalma as irritações de pele;
  • é responsável pela regulação da gordura na pele, onde uma pele deficiente de GLA, pode ressecar e criar rugas;
  • ajuda na circulação de pequenos vasos da superfície da pele;
  • diminui a perda de colágeno;
  • ajuda no crescimento das unhas e formação da pele;
  • ajuda a reduzir a caspa.

Outros benefícios

  • SISTEMA REPRODUTOR: regula os hormônios do aparelho reprodutor, estrogênio, progesterona e prolactina;
  • SISTEMA CARDIOVASCULAR: ajuda a reduzir os riscos de trombose, dilata os vasos sanguíneos e impede a síntese de colesterol;
  • SISTEMA NERVOSO: favorece a boa transmissão neural;

O óleo de borragem pode ser encontrado em cápsulas, podendo ser aplicadas diretamente na pele ou ingeridas, duas vezes ao dia, sendo desaconselhadas para gestantes.

Veja mais!