Por Débora Silva em 24/12/2015

Trabalhar o dia inteiro sentada pode trazer diversos prejuízos à saúde, como problemas na coluna, nas articulações e o aparecimento de varizes. Um dos primeiros sintomas é a sensação de inchaço nas pernas, nos pés e nos tornozelos, causada pela má circulação decorrente do tempo em que se fica numa mesma posição.

Ficar o dia inteiro sentada também pode desencadear diabetes e acumular gordurinhas indesejadas.

Riscos de ficar o dia inteiro sentada

De acordo com um estudo publicado no American College of Cardiology, permanecer na mesma posição por mais de cinco horas pode aumentar as chances de infarto e acidente vascular cerebral (AVC), mesmo nas pessoas que praticam atividades físicas regularmente.

Além do inchaço, permanecer muito tempo sentada ou de pé também pode provocar alterações musculoesqueléticas da coluna lombar e cervical. A falta de movimentos favorece a fadiga e o início das dores nos músculos, que pode ficar ainda pior se a pessoa adotar uma postura inadequada, que resulta em problemas na coluna.

Saiba como minimizar os males de ficar o dia inteiro sentada

Foto: Pixabay

Atitudes para minimizar os males de viver sentada

Praticar exercícios físicos

Tire algum horário para praticar algum tipo de exercício: pode ser algumas posições de yoga pela manhã, caminhadas em volta do quarteirão ou alguma aula na academia.

Levantar a cada 40 minutos

Estabeleça horários para levantar um pouco da cadeira e se movimentar. O recomendado é não passar mais do que uma hora sentada, levantando-se a cada 40 minutos para alongar-se e caminhar pelo escritório. Este hábito alivia a dor lombar e ativa a circulação.

Pequenas caminhadas

Você pode se levantar para buscar água, tomar um café, ir ao banheiro e dar uma volta no cômodo. O importante é encontrar opções para se mexer durante o horário de trabalho.

Movimentar as pernas

Se o trabalho estiver muito intenso e não sobrar tempo para dar pequenas caminhadas, movimente-se mesmo sentada. Lembre-se de arrumar a postura, mexer e esticar os joelhos, girar os pés e tornozelos para os dois lados, realizar movimentos para cima e para baixo com as mãos e alongar braços, ombros e pescoço.

Ajuda do celular

Se você se concentra demais no que está fazendo e passa muitas horas sentada, coloque alarmes periódicos no celular. Quando tocar, aproveite para tomar água e fazer pequenas caminhadas.

Manter a postura correta

A coluna deve poder fazer uma curvatura normal ao se sentar, a tela do computador deve estar na altura dos olhos e os pés apoiados no chão.

Caminhadas mais longas

Se você for ao trabalho de ônibus, uma boa opção é descer em um ponto mais distante, assim você poderá caminhar um pouco mais. Faça o que estiver ao seu alcance para se movimentar: tentar um restaurante mais afastado, usar a bicicleta, descer e subir as escadas do prédio.

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